Deus está. Deus é! - A arte da vida. Apon HP


Obrigado por sua visita. Boa leitura!



Clique para exibir/ocultar os posts mais recentes e mais opções do Site.

sábado, 24 de março de 2018

 

                    Deus está. Deus é!              

     

... Deus está na pedra que dormita, na planta que sonha, no animal que se agita, no humano que pensa, no espírito que ascende. Ele está no micro e no macro: nas partículas subatômicas, nos seres microscópicos, no sem fim de galáxias, na incontida expansão do cosmo...


Antonio Pereira Apon.


Paisagem com um corpo humano, esculpido no solo, coberto de grama verde.


No blog Filosofando na vida, a professora Lourdes nos convida a escrever uma frase, verso, poesia, pensamento, mensagem… Sobre uma imagem postada a cada fim de semana. Acima, uma das imagens sugeridas. Abaixo, a minha vigésima oitava participação nessa “brincadeira” intitulada: Poetizando e encantando.

Esse texto eu postei originalmente na última terça-feira, dia 20. Mas, achei que ele casou tão bem com a imagem que escolhi, que o resolvi incluir nessa nossa BC semanal.


Selo de participação no Poetizando e encantando.

Deus está na natureza que, adormecida no inverno, acorda para florir na primavera, energizar-se no verão e frutificar a cada outono. Ele está no cio da terra, no tempo certo de plantar e colher. Está na rotação do planeta a escrever cada um de seus dias, na translação, a traçar a rota de mais um ano em torno do sol.


Deus está nos solstícios e equinócios, em todos os ciclos e reciclos da vida. Motor que move o engenho universal, o fluxo quântico tempo espacial. Causa primeira de tudo e todos, essência do infinito; animus, ânima da eternidade.


Deus está na pedra que dormita, na planta que sonha, no animal que se agita, no humano que pensa, no espírito que ascende. Ele está no micro e no macro: nas partículas subatômicas, nos seres microscópicos, no sem fim de galáxias, na incontida expansão do cosmo.


Deus está nos detalhes! Na especificidade de cada célula, na especialidade de cada molécula, Na obra prima de uma flor, na pintura de um crepúsculo e de um alvor; na físico-química da chuva, na percepção dos sentidos e no que transcende a eles.


Deus está em mim, em você, na mais elementar partícula da criação…


Mais que está. Deus é!





Nossas participações no "Poetizando e encantando":


   
 
 

52 comentários:

  1. Olá, Antônio!
    Deus é!
    Aliás, é o Único que é...
    Está música é maravilhosa!
    Seja muito feliz e abençoado junto aos seus amados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, só ele é. Tudo e todos apenas estão.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Olá, Antônio!
      Já havia gostado muito desta postagem e é totalmente de acordo com o que sinto e prego.... Em total sintonia com o postado me ponho de novo, como em prece, diante do nosso Bom Deus para agradecer: "Deus está nos detalhes"...
      O que acontece é que só vemos o geral... as aparências... Ele fica encoberto pelo nosso egoísmo de só enxergar o que nos convém...
      Lindo foi ler de novo esta rica postagem cheia de fé autêntica!
      "Quão Grande és Tu, Senhor!"
      Seja feliz e abençoado junto aos seus amados!
      Abraços fraternos de paz e bem

      Excluir
    3. A percepção superficial de muitos, apercebe Deus.

      Como a mensagem casou bem com a imagem. Ei-la aqui na nossa BC.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  2. olá, tonico...

    se está, se é, então faça alguma coisa pelo mundo e pelas desgraceiras que nele existem.

    a música é bem relaxante.

    abraço e sonhos felizes.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus deu ao ser humano o livre arbítrio e a capacidade de discernir entre o certo e o errado. Assim, somos responsáveis por nossas escolhas e temos que arcar com seus ônus, tal como gostamos de aproveitar os bônus. Deus não é babá da humanidade, pronto a reparar as porcarias feitas pelos homens. Um mundo melhor não cairá do céu, como apregoam as fantasias religiosas. Cabe-nos reparar os nossos erros e construirmos o melhor que realmente queremos. Deus nos dá todas as condições, ele ajuda a quem se ajuda, mais não vai fazer por ninguém, aquilo que se pode, deve e precisa ser feito.

      Ele não castiga nem pune, como apregoam muitos religiosos, mercadores da salvação. Contudo, com a mais absoluta certeza, ele não passa a mão pela cabeça de quem se delibera ao mal feito.

      A melodia é linda.

      Um abraço celestial.

      Excluir
  3. Respostas
    1. E o poeta dos poetas, nos deu a poesia da vida, que devemos declamar com todo nosso amor. Nesse e em todos os dias do nosso existir.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Magnífico teu escrito poético expressando que Deus em tudo está e, sobretudo, Ele é. É tudo na vida, no mundo e no nosso interior. Ele nos transforma, basta que deixemos-nos ser transformados.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é a "energia máxima universal, causa primária de todas as coisas". Ele está em tudo e todos, é a grande e real essência do existir.

      Um abraço e um bom fim de semana.

      Excluir
  5. Meu amigo! Concordo com você em tudo que escreveu sobre a presença de Deus, assim como o livre arbítrio que deu ao ser humano e se o mundo está como está com certeza o ser humano é o culpado. A ganância tem contribuído, a falta de amor ao próximo e a se mesmo... Obrigada por participar de forma tão bela e sábia. obrigada pelos pensamento e força que está dando a mana Genilda. Parabéns! Seja sempre bem vindo! Abrços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus deu ao ser humano todas as condições e instrumentos para construir a felicidade e todo o bem. Infelizmente, desviamos do caminho do acerto, enveredamos por trilhas escabrosas... Agora, cabe a humanidade, corrigir seus desacertos e não cobrar de Deus, querer terceirizar soluções.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  6. ÔHHHHH! grande e sábias verdades. Deus é tudo., e nó pequeninos diante dele. O vídeo é algo surreal! Música linda , imagens que o incrédulo não pode contestar. Parabéns pelo iluminado texto!
    Tenha um abençoado dia!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, somos pequeninos diante da natureza, de toda a criação e sobretudo, diante do Criador.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  7. Deus fez tudo e com sua mão nos deu a liberdade para cuidar, afinal somos parte da natureza. Linda participação, texto e reflexão. Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Cuidar", eis o nosso grande papel, cuidadores desse planeta que nos abriga e alimenta. Cuidar enquanto é tempo.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  8. Amigo Antônio, a minha fé me faz crer que Deus está em tudo e em todas as partes. A minha fé me faz fazer das suas palavras, minhas. Parabéns pelo magnífico texto e parabéns pelos sábios comentários. Amei sua participação, uma perfeita escolha da imagem. Tem postagem, mas tentarei participar no decorrer da semana. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é onipresente e mesmo com quem não acredita nele, ele está.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  9. Deus está em tudo, Deus É TUDO! Linda participação!!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... O Eterno está em tudo e todos. Queiram ou não queiram os homens.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  10. olá, tónico...

    já comentei este teu texto, que aproveitaste para participar na iniciativa da Lourdes. já que agradou a muitos, acho bem, que o repitas.

    te desejo um bom fim de semana. Inté!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei mesmo que a mensagem e a simbologia da imagem se casaram com perfeição, por isso, aproveitei o post para a BC.

      Vá lá que "Deus" ajuda a tocar o coração da criatura...

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
    2. e achaste bem. para mim, aquela imagem, daria um poema, um poemão, daqueles, mas minino lhe dá prosa, prosa e mais prosa. Tanta insensibilidade há por esse mundo!

      já sei que estás acordado, porque li um comentário teu no blog "Brincando com as Palavras" às 12:10 de hoje.

      a hora mudou, aqui, hoje, a 1:00 da manhã, passando para as 2:00. horário de verão. e aí?

      "Ó meu amor" tu não conheces o provérbio que diz: "água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura". Não sabemos, no entanto, se mesmo furada, a coisa/objeto ou a criatura continua dura, mto difícil de "roer" - rs. tu tem (tens) bons dentes -rs?

      abracinho e até mais logo.

      Excluir
    3. Ainda bem que transito confortavelmente entre a poesia e a prosa. Rs rs rs...

      Sei não... Tem criatura empedernida, que nem um oceano é capaz de furar a pedra.

      Aqui na minha região não tem horário de verão e no resto do Brasil, acabou mês passado. Agora só em outubro.

      Inté!

      Excluir
  11. Oi, Apon, como vai? Lindas divagações! Avida ganha outra dimensão quando nos damos conta de que somos parte do Todo e a natureza, nesse processo, é a melhor professora. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Somos parte, não estamos à parte, como parecem pensar os sem noção, que devastam e tanto maltratam a natureza, a vida...

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  12. Boa noite!
    Já foi possível organizar a participação de hoje e com uma novidade, quem participa pela primeira vez, com uma linda poesia é aluna Vanessa Oliveira .
    Mais uma jovem apaixonada por poesia.
    O link da nossa participação. https://bibliotecamadre.blogspot.com.br/2018/03/28-edicao-do-poetizando-e-encantando.html
    Parabéns pelo sucesso da sua participação que está maravilhosa! Esta BC vem encantando o mundo poético e fazendo com que adolescentes como a Vanessa já se arrisque a escrever e sentir o prazer em postar a sua poesia. E assim começa a nascer mais uma poetisa!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Vanessa está verdadeiramente de parabéns, como de parabéns está a escola, por estimular esses talentos nascentes. Poesia para educar, poesia para a vida!

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  13. https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/
    Boa noite António!
    Músical interessante e bastante interessante e de excelente reflexão. Abraço e tenha uma boa noite.
    Luisa Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reflexão, eis o que precisamos: Deus, vida, natureza... O que estamos fazendo? Como estamos lidando?

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  14. Antonio!
    Que lindo: "Deus está na pedra que dormita..." que verdade profunda.
    Parabéns por sua linda participação.
    Bom domingo de luz e paz!
    “Não acredite em tudo que ouvires! Há mentiras que sempre serão ditas, e verdades que jamais serão pronunciadas...” (Eliane Azevedo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2018/03/divulgacao-cultural-40-28-poetizando-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada está vazio de Deus. O Criador está em tudo e todos, ele se manifesta nos menores detalhes da criação.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  15. Perfeito e belo amigo poeta. A força, a beleza vem de Deus. Deus é poesia e amor em exuberância e quem se inspira tão belamente por certo Deus pousa suas mãos sobre a do poeta em construção tão bela.
    Abraços e bom domingo de uma nova semana de paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é o grande artista e a natureza a sua magnífica obra de arte. Nós humanos, apenas captamos fagulhas de inspiração, emanadas da prima obra do Criador.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  16. Bom dia. Doce e maravilhosa publicação. Deus é omnipresente e vive por nós. Fiquei fascinado e emocionado ao ler tão bela participação poética.
    .
    * Mulher de Pedra, dormindo entre a Verdura. (Poetizando e Encantando). *
    .
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus está e é, tudo o mais, apenas está, é passageiro, transitório...

      Um abraço e uma boa semana.

      Excluir
  17. Bom dia Antônio
    A tua brilhante e comovente prosa vem reiterar que Deus é onipresente. Deus é o ser maior, o senhor do alto que habita em nós. Aquele que a deu a vida por nós e vivo está em cada um de nós
    Um texto emocionante!
    Beijos e uma feliz e abençoada semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver a divindade, permitir que Deus se manifeste em nosso pensar, sentir e agir.

      Um abraço e uma boa semana.

      Excluir
  18. Bom dia amigo !
    Obrigada pelo incentivo que deu a aluna Vanessa que escreveu e participa hoje do poetizando. Observamos a timidez dela e ficamos felizes, eu e a Lourdes quando ele veio nos mostrar suas poesias, tem outras que vamos junto com ela fazer alguns aprimoramentos, mas o que observamos, o que ela não fala e tem guardado em seu coração, ele coloca nas poesias. Como já é tímida estamos incentivando, e motivando a mesma a escrever. Não quis comentar dessa forma no blog, ela está acompanhando todos os comentários encantada e fica no WhatsApp nos agradecendo emocionada. Pra ela está sendo maravilhoso e para nós, que a conhecemos também. Obrigada pela delicadeza do seu comentário om incentivo nesse momento é muito positivo.

    Tenha sempre dias abençoados e felizes. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nosso dever estimular a juventude, sobretudo quando demonstram um real talento e vontade.

      Um abraço e uma boa semana.

      Excluir
  19. oi, tonico...

    me parece k já tinha visto aqui as respostas àqueles comentários, que estão sozinhos, pobrezinhos, nomeadamente ao meu e depois eu respondi à tua resposta..

    bem, isso são coisas da egrégora, só pode (RISOS).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma egrégora negativa... Deve ser conspiração da esquerda portuguesa. Rs rs rs... Por falar em esquerda, veja só o que a politicagem daqui está produzindo. Esse "singelo diálogo" foi protagonizado por dois ministros, no plenário do Supremo Tribunal Federal:

      https://www.youtube.com/watch?v=3-RKR5sPvXY

      A egrégora nacional está no lixo.

      Inté!

      Excluir
    2. Mais que negativa, negativíssima.

      e até pode ser conspiração dos esquerdóides, aprendi contigo esse termo, cá de Portugal, mas eu os ignoro.

      Não posso escutar o diálogo, pke o Regulamento de Condomínio só deixa escutar musica, enfim fazer algum barulho, mas coisa soft, até às 21 horas. amanhã, escuto e te dou minha opinião.

      Excluir
    3. Aqui, se faz barulho a qualquer hora. E quem ousar reclamar, corre o risco de ser "abatido" a tiros. Não estou exagerando, isso já aconteceu.

      Eis um dos motivos pelos quais o Brasil está desse jeito. Povo mal educado, grosseiro, desrespeitoso, individualista, sem noção...

      Viva a civilidade por aí!

      Inté!

      Excluir
    4. nem sei que te dizer, qto ao vídeo. Parece coisa surreal. de facto, assim o Brasil irá de mal a pior.

      Pois, acredito, pke brasileiros, que vivem em Portugal, qdo arrendam casa, levam pra lá irmão, cunhado, primo, prima, tia, papagaio e periquito e só sabem estar nas varandas, de calção e chinelo no pé, de portas abertas, bebendo cerveja, etc. evidente que são logo chamados à atenção, pke a partir das 21, há silêncio. Caso eles não acatem a ordem, se chama a polícia e em 2 minutos, fica tudo sossegadinho.

      Com o tempo, vão tendo outras posturas e até a maneira de vestir delas, sobretudo muda. Antes vestiam calção pela virilha, gordíssimas e pneus Michelin bem à vista. Agora, já vestem ocidentalmente, quase à europeia. os cabelos é k ainda não cortaram, pois continuam usando ele pela cintura, tipo índia ou eva -rs. no verão passado, algumas, que conheço cortaram os cabelos pelo queixo e de jeito bem moderno.

      Aqui há civismo e ordem, embora possa existir um caso ou outro de desrespeito à lei. Nós somos um povo brando. vocês têm samba e futebol no genes. Me desculpa!

      abraço e dorme bem!

      Excluir
    5. O Brasil precisa ser redescoberto, reinventado e educado, o que nunca verdadeiramente foi. Vergonha, tristeza, falta de noção, de senso. A maioria se compraz na alienação, futilidade, vulgaridade, vagabundagem, insensatez, promiscuidade, baixaria, leviandade... ... ... ...

      O Brasil tem tudo para dar certo. Faltam brasileiros para fazer acontecer.

      Um abraço a procura da civilidade perdida.

      Excluir
  20. Deus deu ao ser humano o livre arbítrio e a capacidade de discernir entre o certo e o errado. Assim, somos responsáveis por nossas escolhas e temos que arcar com seus ônus, tal como gostamos de aproveitar os bônus. Deus não é babá da humanidade, pronto a reparar as porcarias feitas pelos homens. Um mundo melhor não cairá do céu, como apregoam as fantasias religiosas. Cabe-nos reparar os nossos erros e construirmos o melhor que realmente queremos. Deus nos dá todas as condições, ele ajuda a quem se ajuda, mais não vai fazer por ninguém, aquilo que se pode, deve e precisa ser feito.

    Olá António, descubro o seu blogue e revejo-me na sua interpretação do divino em tudo o que existe,
    não podemos culpar Deus pelo mal que se faz ou que os outros fazer !isso seria desumano e cada qual faria o máximo de maldade, sem escrúpulos porque culparia um criador !
    boa noite para si,
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é bem assim, se quer ter direitos e gozos mas, terceirizar deveres e culpas. E Deus querem transformar em babá para aturar e relevar nosso mal feito.

      Um abraço, Ângela. Tenha uma boa semana.

      Excluir
  21. Boa Noite Antonio!

    Sua participação está simplesmente Divina, o olhar poético que só a percepção aguçada consegue entrever da manifestação de Deus na natureza! Perfeito!

    Abraços e votos de boa semana!
    Nick

    PS, quando abri seu blog para ler suas palavras começou a tocar a música que começa com o canto de um pássaro, meus gatos ficaram um tempo procurando onde estava o pássaro, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divina é a grande arte da natureza que nos inspira e nos remete ao grande artista que é Deus.

      Até os gatos entraram nessa BC! Rs rs rs...

      Um abraço e uma boa semana.

      Excluir
  22. Amigo, amanhã sexta feira Santa, de acordo com minha fé cristã, é celebrada a Paixão de Cristo.
    Neste dia, Sexta-feira Santa, que os antigos chamavam de “Sexta-feira Maior”, quando celebramos a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este momento, com muito respeito.
    Mesmo sabendo e acreditando que Ele vive, fazemos nesse dia orações e jejum e o jejum ao meu ver não é só comidas ou carne. Também compete a nós cristão buscar outras formas de Jejum, por isso nas horas vagas buscarei está mais contrita com Deus, com minha família e amigos que me visitam.
    Por este motivo, vim com o convite do Poetizando que postarei amanhã a noite, depois das oito horas quando retornar das cerimônias da igreja.
    Indicarei várias fotos, para que a possibilidade criativa poética de cada um seja direcionada no comando do seu coração.
    Respeito a crença de cada um, mas Deus é único e sem Ele não somos nada! Que Jesus esteja no coração de cada um, transbordando amor, paz e felicidade, nesta Sexta-feira Santa e sempre!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita. Aqui você pode deixar seu comentário. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.



Nosso conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Antonio Pereira Apon. E inclua o link para o site: WWW.aponarte.com.br
É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem nossa prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Fale conosco.



Clique na imagem para ler um texto sorteado pelo sistema:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!




Fique mais um pouquinho. Leia também...



Livros e vídeos:


Capa da segunda edição de : Essência.

>

Esse livro propõe uma incursão na alma humana, garimpando sentimentos e emoções, revelando-os em versos que retratam o homem moderno em sua incansável procura de si mesmo; seu contexto social, político e cultural em um mundo em transição.


Depois de 14 anos, atendendo a pedidos, estamos republicando Essência. Nessa segunda edição, incluímos o subtítulo: O livro do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Numa referência ao nosso poema integrante dessa publicação, que, absurdamente, tem aparecido na internet com o nome de autores famosos: Fernando Pessoa, Renato Russo, Chaplin... Ou plagiadores. No endereço: (http://aponarte.com.br/apedra), o amigo leitor encontra todos os esclarecimentos, inclusive algumas das formas de como o plágio tem se apresentado.

Capa da segunda edição da : Coleção
                            Graziela.

>

Aqui, pais e professores encontram uma forma prazerosa e divertida, de abordar temas como: Cidadania, comportamento, respeito ao outro e à natureza... Em sete contos, compondo um jogo de arte e educação, onde lúdica e naturalmente aos pequeninos são apresentados conceitos de: Ecologia, solidariedade, diversidade, coletividade, tempo, responsabilidade, motivação, interatividade, participação...


Textos que parecem se renovar a cada dia, conservando impressionante atualidade e sintonia. Espero que gostem.

Capa de Um dedo de prosa e poesia. A arte da
                vida.

São 125 páginas com 89 títulos em verso e prosa de Literatura Nacional, num livro prefaciado pelo professor, escritor, poeta e trovador Orlando Carvalho. Crônicas, mensagens, poesias... amor, humor, reflexão, arte, cotidiano, atualidades, auto-ajuda, espiritualidade...