Grupo. Reunidos, unidos, dispersos ou juntos


A Orquestra da Ópera, pintura de Edgar Degas.

Um sábio maestro , resolveu fazer uma dinâmica de grupo com seus músicos: primeiro pediu que cada um pegasse seu instrumento e fizesse uma limpeza bem caprichada; em seguida, solicitou que a orquestra fizesse a afinação. Todos prontos, ele distribuiu partituras das mais diversas para serem executadas simultaneamente. Uma confusa salada sonora. Por fim, regeu a peça que estava no programa.


- Vocês perceberam o que aconteceu aqui? - Perguntou o regente, que, diante do silêncio, explicou: quando cada um cuidava da limpeza de seu próprio instrumento, estávamos apenas reunidos. Motivados pelo objetivo comum de afinar a orquestra, passamos a estar unidos. Mas, ainda que reunidos e já unidos, mesmo assim, não foi suficiente, cada um tocando uma música diferente, deu numa dispersão geral. Somente quando juntos, focados na mesma peça, num mesmo ideal, pudemos fazer a sinfonia acontecer.


Num trabalho em grupo, não basta reunir pessoas, é preciso uni-las em torno de um mesmo propósito, sem dar espaço para dispersão. Para juntos, num conjunto harmônico e focado, tocarmos o trabalho como numa orquestra, onde músicos e instrumentos necessitam estar integrados, confundidos num todo melódico, sem partes soltas, sem notas dissonantes.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

Postar um comentário

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.