Independência. Povo salvador da pátria



... Aqueles reais e verdadeiros salvadores da pátria, homens e mulheres, como eu e você. Não elegeram um mito, não aguardaram um mal prometido “messias”; afrontaram e enfrentaram o arbítrio e a tirania, não se omitiram nem baixaram a cabeça ante os opressores, desacomodaram, saíram da zona de conforto…




#PraCegoVer: Independência ou Morte é uma pintura de Pedro Américo.

Singular por sua pluralidade, síntese de credos, etnias, culturas… Exuberância de ser “gigante pela própria natureza”. Brasil que sempre superou crises e desgovernos, mostrando que tudo e todos passam. Fica a nação, o povo que a constrói em seu dia a dia, na cotidiana lida da cidadania na família, no trabalho, nos templos, “nas escolas, nas ruas, campos, construções”…

Bem diferente da mítica pintura de Pedro Américo, D, Pedro I, montado numa mula com um piriri daqueles e uma reduzida comitiva, proclamou politicamente e sem qualquer glamour a independência do 7 de setembro de 1822. Independência só consolidada com a expulsão das derradeiras e persistentes tropas portuguesas, no dia 2 de julho do ano seguinte. Foi a força popular: lavradores, indígenas, escravos, fazendeiros, religiosos… Reunidos, unidos por um ideal e sem ideologias manipuladas e artificiosas, que a partir do recôncavo baiano, fez ecoar “de um povo heroico o brado retumbante”.

Aqueles reais e verdadeiros salvadores da pátria, homens e mulheres, como eu e você. Não elegeram um mito, não aguardaram um mal prometido “messias”; afrontaram e enfrentaram o arbítrio e a tirania, não se omitiram nem baixaram a cabeça ante os opressores, desacomodaram, saíram da zona de conforto…

Sigamos o exemplo daqueles nossos antepassados, que não se deixaram dividir por babaquices; ninguém ali era de esquerda ou de direita, eram brasileiros, sonhando e lutando por um país livre, melhor e mais justo. O sonho não acabou, as lutas não são findas. Precisamos derrotar a corrupção e a injustiça, a ignorância e a mentira, o casuísmo, as aventuras ideológicas… Para que o Brasil resgate seu desiderato de terra abençoada por Deus. Mas, o Deus de verdade. Não esse dos slogans politiqueiros dos hodiernos fariseus.

Esse país é feito do melhor ou do pior de cada um de nós, é uma questão de escolha, de decisão. No poder está o reflexo do que é a nossa sociedade, não adianta reclamar, lamentar, criticar raivosamente… Ou mudamos como indivíduos e como povo, resgatando, exercitando o que temos de bom; ou nada muda.

Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

4 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Vamos indo, sempre com espírito de fé nesse imenso e rico País, somos brasileiros!
    Abraços apertados querido amigo poeta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil está acima dos politiqueiros e suas politicagens, eles passam, sempre passam. O que não pode passar é o sentido de nação de povo indivisível que em uníssono,clama por dias melhores, tempos menos estranhos.

      Te convido para ler: 😎 Escrevendo certo em linhas tortas, cada um sabe de si.
      Um abraço. Tudo de bom.

      Excluir
  2. Respostas
    1. A nação precisa estar acima dos poderes transitórios. Precisamos acreditar no desiderato desse povo.

      Te convido para ler: 😎 Escrevendo certo em linhas tortas, cada um sabe de si.
      Um abraço. Tudo de bom.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.