Entre o prazer e a dor. “Relaxa e goza”



... Transcendendo ao mito, nas causas e efeitos dos dissabores, está implícito o que precisamos fazer, para combater, vencer e superar nossas dores. Portanto, diante das vicissitudes da vida, como na frase daquela Ministra, infeliz e debochada, naquela ocasião. Mas, oportuna, enquanto não passa um infortúnio...




Olho com lágrimas #PraCegoVer

Na mitologia grega, as algea, designavam espíritos femininos, portadoras das tristezas e lágrimas humanas. No singular: Algos; a dor, física, mental e emocional. Conforme a Wikipédia:

Acos, dor física, dor do corpo, produzida por doenças, venenos e feridas com potencial letal.
Ania, dor psíquica, dor mental, provocada por estresse, problemas e aflições da vida.
Lipe, dor emocional, “dor do coração”, oriunda do sofrimento, da tristeza e problemas do sentimento.

Segundo Hesíodo na Teogonia. Elas, as algea são filhas de Éris, deusa da discórdia; irmãs de Limos, a fome; Disnomia, a desordem; das hisminas, as disputas; Lete, o esquecimento; Horcos, o juramento; Ponos, o trabalho pesado e a fatiga; das fonos, as matanças; das macas, as batalhas; das androctasias, os massacres; das Anfilogias, as ambiguidades; das Pseudea, as mentiras e falsidades; Até, a insensatez e a ruína.

Já Higino, diz serem elas, filhas de Éter, o ar, e Gaia, a terra; estreitamente relacionadas com Oizus, a angústia e tristeza; e Pentos, a aflição e lamentos. Em oposição as graças e a Hedonê, o prazer.

Transcendendo ao mito, nas causas e efeitos dos dissabores, está implícito o que precisamos fazer, para combater, vencer e superar nossas dores. Portanto, diante das vicissitudes da vida, como na frase daquela Ministra, infeliz e debochada, naquela ocasião. Mas, oportuna, enquanto não passa um infortúnio: “Relaxa e goza”! Pois, vai passar. Tudo passa.

Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

2 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Um bom estudo da mitologia grega...
    Não sei do caso dessa ministra...

    Tudo bom, Amigo.
    Abraço
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mitologia é um manancial de aprendizados e reflexões. Já a tal Ministra, ela chefiava a pasta do turismo e, anos atrás, quando o país vivia um caos no setor aéreo, ela no lugar de propor soluções, saiu com a malfadada frase: "Relaxa e goza", dirigindo-se às pessoas que padeciam nas filas dos aeroportos. Coisa normal para autoridades brasileiras.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.