Milagre da empatia, divina ciência da humanização - Apon na arte da vida

Bom estar com você aqui no APON NA ARTE DA VIDA!



Leitura sorteada - Nossos vídeos

Postagem em destaque

Conversa

Numa conversa , o viver versa, proseia, a vivência se dá a conhecer. hÁ tanto tempo te conheço e tanto te desconhecia... Só agora compree...

Milagre da empatia, divina ciência da humanização

Publicado em segunda-feira, 18 de maio de 2020



... Deus manifesto, pulsando em cada coração; em cada equipe médica, de enfermagem e suporte, socorristas do SAMU, Salvar… Nas forças de segurança, nos que labutam nos serviços essenciais, nos gestores responsáveis, que despem momentaneamente seus rótulos político-partidários...




Fragmento de A Criação de Adão, afresco de Michelangelo Buonarotti. #PraCegoVer

Que bom seria, termos uma varinha mágica com o condão de distribuir encantamentos redentores, uma miraculosa panaceia salvadora que curasse os dias doentios, tantos momentos enfermos pelos quais passamos. Contudo, diferente do que pregam falsos religiosos, do que apregoam políticos desonestos, do que vociferam aqueles que confundem palanque e púlpito, no conluio espúrio de religião com política: Deus ampara, não ilude; a religião consola, não salva; a fé fortalece, não aliena nem engana; a política séria, une, jamais separa. O homem terreno, carrega consigo um passivo de provas e expiações, individuais e coletivas, às quais, ninguém pode se eximir. As forças socorristas do mais alto, manifestam-se nos homens, pelos homens, através dos homens que testemunham por suas obras, seu vínculo com e do bem.

A solidariedade que irmana, a fraternidade que aconchega, a compaixão que acolhe, a caridade que acode… É “o Deus que habita em um ser, saudando outro ser”. Deus que se manifesta na inteligência humana, através dos medicamentos, exames, tratamentos; da capacidade transformadora da ciência, do saber utilizado com sabedoria. O grande milagre da empatia, a dissipar os narcóticos do egoísmo e da indiferença, do casuísmo e da omissão; da ignorância explicitamente ignorante ou culta, a oculta estupidez. Dar a cada ser pensante e amante a mais perfeita ciência do que é, ser, humano. Fora dessa humanidade legítima, qualquer noção de religiosidade não passa de letra morta, de palavra moca do vão discurso da ilusão. Fora da humanização, não há salvação.

Humanização que é Deus manifesto, pulsando em cada coração; em cada equipe médica, de enfermagem e suporte, socorristas do SAMU, Salvar… Nas forças de segurança, nos que labutam nos serviços essenciais, nos gestores responsáveis, que despem momentaneamente seus rótulos político-partidários para somarem em favor da cidadania; nos que pelejam nos laboratórios em seu labor de estudo e pesquisa, na religiosidade sincera das orações anônimas que se elevam em favor de irmãos desconhecidos… Assim, quando tudo passar, reencontrados com esse Deus verdadeiro, estaremos prontos para construir uma humanidade melhor, milagrosamente empática, altruísta, legitimamente humanizada.

Gif animado com Fragmento de A Criação de Adão, afresco de Michelangelo Buonarotti.

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



6 comentários:

  1. Concordando com todos o magnifico teor do texto e, fazendo minhas as suas palavras, direi também: " Que bom seria..."
    .
    Tenha um dia abençoado
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de paz e esperança, amigo Antonio!
    Verdade! Todos ficamos esperando uma varinha de condão para nos salvar a todos...
    Uma vacina seria mágica neste momento, mas ainda demora.
    Arrumar culapdos não é hora pois há realmente o que conta que são as vidas humanas que se esvaem a cada dia como água na fonter, uma barbaridade.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empatia tem o dom de produzir milagres, a magia de fazer acontecer o bem estar de mais e mais pessoas.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir

Obrigado por sua visita. Aqui você pode deixar seu comentário. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.

@INSTAGRAM