Pessoas são como livros - Apon na arte da vida

Bom estar com você aqui no APON NA ARTE DA VIDA!



Leitura sorteada - Nossos vídeos

Postagem em destaque

Jogo de azar

Em termos de tempo, tudo é absolutamente relativo, o passado inspira o presente; escreve, reescreve o determinismo, reinventa o destino. ...

Pessoas são como livros

Publicado em sábado, 20 de junho de 2020



... Não basta saber ler! É preciso entender e bem compreender, para não cair no sem sentido da interpretação, afinal; tanto para livros como para pessoas, vale o axioma paulino: “A letra mata, mas o espírito vivifica”. Busquemos sempre a essência, mergulhemos além da rasa obviedade, que pode ser enganosa e tola...



Pessoas lendo livros, flutuando em nuvens. #PraCegoVer

Assim como os livros, pessoas não devem ser julgadas pela sua face; rostos e capas, podem facilmente enganar. Customizada para atrair, seduzir, convencer… A aparência exterior, não é o melhor indicativo do conteúdo de pessoas e livros. Ambos, reclamam uma necessária leitura; o índice e o prefácio, um primeiro contato, até podem nos dar alguma noção do que haveremos de encontrar mais adiante. Contudo, se não nos dedicarmos numa apreciação atenta e disciplinada do explícito e implícito nas linhas e entrelinhas da escrita, saltando parágrafos, páginas, capítulos. Arriscamos enveredar pelos desenganos de uma pseudo leitura dinâmica, açodada e parcial.

Não basta saber ler! É preciso entender e bem compreender, para não cair no sem sentido da interpretação, afinal; tanto para livros como para pessoas, vale o axioma paulino: “A letra mata, mas o espírito vivifica”, 2 Coríntios 3:6. Busquemos sempre a essência, mergulhemos além da rasa obviedade, que pode ser enganosa e tola.

Personalidades e estilos, ficção e realidade, comédia e drama… Pessoas e livros, são feitos de pensamentos e emoções, intenções, vontades, propósitos. E, mesmo no “acaso”, não há acaso. Biografias e bibliografias, foram escritas para serem lidas, decifradas, decodificadas.

É fundamental, perceber além do que está escrito, do que se quer mostrar; o oculto, o consciente ou inconscientemente invisível, pode dizer bem mais do que aquilo que sensibiliza a retina do leitor; pessoas e livros, podem ser caixinhas de segredos, cofres de mistérios, capazes de surpreender positiva ou negativamente. Atenção e cuidado, nunca são demais. No mais. Boa leitura!

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



6 comentários:

  1. Diz o ditado" Quem vê caras não vê corações". Está tudo dito.
    Ler acalma a alma e purifica o coração.
    .
    Bom fim de semana
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso e interessante texto. A imagem é brutal!
    -
    Sonho fracassado ...

    Beijo, e um excelente fim de semana! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdadeira compreensão, pede se mergulhar para além da rasa percepção, assim, encontra-se a essência de pessoas e livros.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  3. Boa noite de sábado, amigo Antonio!
    "Busquemos sempre a essência, mergulhemos além da rasa obviedade, que pode ser enganosa e tola."
    Que ao nos depararmos com caixinhas de surpresas, sejam as melhores possíveis!
    Tenha um ótimo domingo!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não raro, o "óbvio", faz-se obviamente equivocado, quando nos dedicamos a desvendar o que esconde a suposta e vulgar obviedade. Livros e pessoas guardam uma complexa simplicidade apercebida.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir

Obrigado por sua visita. Aqui você pode deixar seu comentário. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.

@INSTAGRAM