Pessoas são como livros



... Não basta saber ler! É preciso entender e bem compreender, para não cair no sem sentido da interpretação, afinal; tanto para livros como para pessoas, vale o axioma paulino: “A letra mata, mas o espírito vivifica”. Busquemos sempre a essência, mergulhemos além da rasa obviedade, que pode ser enganosa e tola...



Pessoas lendo livros, flutuando em nuvens. #PraCegoVer

Assim como os livros, pessoas não devem ser julgadas pela sua face; rostos e capas, podem facilmente enganar. Customizada para atrair, seduzir, convencer… A aparência exterior, não é o melhor indicativo do conteúdo de pessoas e livros. Ambos, reclamam uma necessária leitura; o índice e o prefácio, um primeiro contato, até podem nos dar alguma noção do que haveremos de encontrar mais adiante. Contudo, se não nos dedicarmos numa apreciação atenta e disciplinada do explícito e implícito nas linhas e entrelinhas da escrita, saltando parágrafos, páginas, capítulos. Arriscamos enveredar pelos desenganos de uma pseudo leitura dinâmica, açodada e parcial.

Não basta saber ler! É preciso entender e bem compreender, para não cair no sem sentido da interpretação, afinal; tanto para livros como para pessoas, vale o axioma paulino: “A letra mata, mas o espírito vivifica”, 2 Coríntios 3:6. Busquemos sempre a essência, mergulhemos além da rasa obviedade, que pode ser enganosa e tola.

Personalidades e estilos, ficção e realidade, comédia e drama… Pessoas e livros, são feitos de pensamentos e emoções, intenções, vontades, propósitos. E, mesmo no “acaso”, não há acaso. Biografias e bibliografias, foram escritas para serem lidas, decifradas, decodificadas.

É fundamental, perceber além do que está escrito, do que se quer mostrar; o oculto, o consciente ou inconscientemente invisível, pode dizer bem mais do que aquilo que sensibiliza a retina do leitor; pessoas e livros, podem ser caixinhas de segredos, cofres de mistérios, capazes de surpreender positiva ou negativamente. Atenção e cuidado, nunca são demais. No mais. Boa leitura!

6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Diz o ditado" Quem vê caras não vê corações". Está tudo dito.
    Ler acalma a alma e purifica o coração.
    .
    Bom fim de semana
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso e interessante texto. A imagem é brutal!
    -
    Sonho fracassado ...

    Beijo, e um excelente fim de semana! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdadeira compreensão, pede se mergulhar para além da rasa percepção, assim, encontra-se a essência de pessoas e livros.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  3. Boa noite de sábado, amigo Antonio!
    "Busquemos sempre a essência, mergulhemos além da rasa obviedade, que pode ser enganosa e tola."
    Que ao nos depararmos com caixinhas de surpresas, sejam as melhores possíveis!
    Tenha um ótimo domingo!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não raro, o "óbvio", faz-se obviamente equivocado, quando nos dedicamos a desvendar o que esconde a suposta e vulgar obviedade. Livros e pessoas guardam uma complexa simplicidade apercebida.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato