Hoje é sábado!


Tempo no calendário, dia de sábado. #PraCegoVer

Dia de fazer tudo ou, simplesmente, não fazer nada! Singularmente plural, sábado, ainda não é domingo, mas já não é de segunda à sexta. Sem as desvantagens de ambos e as vantagens dos dois; o sábado se afigura como um domingo com possibilidades de um dia de semana ou, um dia útil, com uma pegada de domingão.

Sábado é um dia à parte, onde as horas não pedem aparte para acordar ou dormir; não são as horas que ditam o tempo, é a vontade de cada um. É o começo do fim de semana, que a sexta ensaia, mas o sábado que chega, se achega pra consolidar.

Num sábado cabe: descansar ou curtir, rezar ou aprontar, conversar, calar, namorar, desenamorar, sarau, festa, templo, praia, o que acontecer, ou não! Sozinho, acompanhado; dia de acerto ou desacertar, de concerto ou desconsertar, de partir de chegar, ir e vir, arriscar o azar, apostar na sorte… E aí?! Hoje é sábado!


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Olá, querido Tonico!

    É verdade! Hoje é sábado e ele sabe a descanso, a fuga à rotina, enfim, "dolce far niente".
    O teu texto está tão bem escrito e aqueles trocadilhos sinónimos com antónimos são uma delícia e enriquecem aquilo que lemos. És mestre neste tipo de escrita, como sabes.

    Olha, menino, para mim, sábado é dia pesado, dia de limpezas em casa, mas como a casa é grande, o sábado só não chega e tenho de pedir uma mãozinha ao domingo, que torce o nariz com meu pedido, mas tem de colaborar comigo.

    Nunca fiz dos fins de semana dias de diversão, nem qdo era adolescente e vivia com meus pais. Sempre foram dias de faxina e eu obedecia, sem sequer pensar. Raramente, acontecia uma festa, um aniversário, e se ia no sábado, tinha de fazer limpeza no domingo ou vice-versa.

    Para te falar com sinceridade, não gosto dos fins de semana, pois parece que a cidade para e se aquieta. Prefiro a semana, de 2ª a 6ª feira, com seu bulício natural e k tanto me agrada.

    Beijos, um abraço bem desinfetado e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja como for, com limpeza pesada ou não, sábado é um dia singular, diverso de todos os outros. Não tem aquela pasmaceira de domingos e feriados nem a agitação cotidiana do resto da semana, como disse no texto, sábado sintetiza o melhor e descarta o pior dos demais. O domingo é egoico e tedioso, ensimesmado, nos faz o tempo todo lembrar que a segunda-feira está chegando.

      Um abração com máscara e sem vírus.

      Excluir
  2. Pensando que já nada é como dantes, agora é casa e casa. Acabaram-se as festas. os convívios, as visitas aos familiares de longe etc. O que tempos mais certo são as faxinas da casa!:)
    -
    Sonhava ser...
    -
    Beijo, e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tudo isso vai passar e a leveza "sabática" há de ser resgatada, teremos os sábados para fazer o que quisermos ou mesmo, não fazer nada.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  3. Boa noite de domingo, amigo Antonio!
    E um dia que gosto. Até mais do que alguns Domingos.
    Gostei muito de como foi dando as características dele em relação aos outros dias. Muita percepção literária.
    Tenha bons sábados e nova semana abençoada!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.