Arte que acorda para não calar


O Grito, pintura de Edvard Munch. #PraCegoVer

Até podemos, mas não deveríamos, assistir a vida passar com o diletantismo omisso de quem se aclimata na contemplação indiferente do existir. Sem empatia, sem compromisso, sem o risco de desacomodar. Sobrevivendo sem viver. Carecemos florescer, florir, transcender ao lodo dos momentos adversos, qual os lírios do campo; aqueles da parábola evangélica, que não fiam nem tecem, mas bem se vestem, melhor que o rei Salomão em sua grandeza. Eis a arte de saber viver, extraindo do transitar por esse mundo de Deus, o melhor que nos possamos oportunizar.

A vida é uma arte. E como toda arte, faz-se mensageira das coisas belas da alma, mas não se deve alienar, se por à parte, alheia aos ais terrenos; precisa acordar poéticos gritos contra o mau de todo mal, dar voz à flor, sem ignorar da rosa os espinhos. O melhor, tardará a florescer enquanto nos calarmos ao pior que persiste em prosperar. Como na frase Atribuída a Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.

Se o joio precisa crescer entre o trigo, ainda mais necessário, é estar atento, para que a erva daninha não se espalhe além da conta, nem fuja ao sentenciar da colheita. Não podemos transigir com a brutalidade e a covardia, o preconceito e a intolerância, o arbítrio e a tirania, a estupidez e a mentira, a hipocrisia e o falso moralismo; os males de todo mal.

É bem como nesse fragmento do poema de Eduardo Alves da Costa (equivocadamente atribuído ao poeta russo Vladimir Maiakóvski):

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada...”


11 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Excelente, amigo. Excelente!

    Boa semana. Abraço amigo.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Mestre!
    É preciso tirar esta voz presa na garganta e gritar contra forma de omissão, opressão.
    É preciso ter voz ativa contra toda forma de preconceito e intolerância.
    Um belo texto em tempos de vergonhosas ações do ser humano(sic)
    Grande abraço de paz na semana feliz e leve.

    ResponderExcluir
  3. Mestre, só Deus o é. Já dizia Jesus. Mas a arte e os artistas, podem e devem emprestar sua inspiração, para fazer eco ao anseio por dias melhores, nesses tempos de pessoas e ideologias adoecidas e vergonhosas. Precisamos dar voz ao bem e ao melhor de cada ser humano que se debate sob o entulho dos desatinos dessa rotina tormentosa.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tonico!

    De facto, calar perante as maldades do mundo, é terrível e só nos conduz à anulação de nós próprios. Devemos pôr cartas na mesa, para que a vida seja livre e limpa.
    O título k deste ao teu blog tem toda a razão ser: a vida para ser vida, precisa de muita arte, e esta precisa de mta vida.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arte e vida se retroalimentam e não silenciam. Gritam, pulsam; convidam ao viver pleno e libertador, sem amarras, sem senhores.

      https://www.youtube.com/watch?v=xTmmpdAcGRI

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
    2. Oi, Tonico!

      Que grande recado, hein?
      Tens toda a razão: vidas negras importam, aliás, toda a vida importa.
      Gostei muito de te escutar. Deste ênfase, onde foi necessário.

      Beijos, querido!

      Excluir
    3. Não podemos calar nem devemos silenciar a nossa arte, precisamos fazer eco aos rogos de justiça e respeito, tolerância e empatia, solidariedade, fraternidade, igualdade e paz. Basta de tanta atrocidade, desumanidade, estupidez. Já passou da hora de mudarmos para muito melhor.

      Um abração. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  5. Arte e vida andam de mãos dadas. É preciso gritar para afugentar a maldade. Está mais do que na hora de sermos livres e felizes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato