Um ano do Apon Na Arte do Viver, Um Youtuber cego aprendendo a enxergar, fazendo vídeos, blogando, cortando cabelo... Na arte da superação


Nossa capa no Youtube. #PraCegoVer

Primavera no hemisfério sul, outono no norte; seguimos no giro desse rotundo mundo de Deus, o de verdade, que fique claro.

Um ano do canal, buscando na deficiência, a eficiência da superação. Um cego que aprendeu a enxergar, produzindo e agora já gravando os próprios vídeos, dando vez e voz para sua prosa e poesia: pensares, versares e sentires, noticiando as tantas possibilidades que transcendem às eventuais limitações do corpo, alçando ao sem limites de capacidades do espírito; da alma que não se deixa encarcerar no círculo estreito das circunstâncias; avança, desafia, inventa, se reinventa para ressignificar a vida, dar o seu toque na arte do viver.

Nesse vídeo de aniversário, conto como comecei a produzir os mais de 150 vídeos publicados nesse ano, ressaltando que esse post, marca o início de minhas gravações autónomas, sem o auxílio de alguém nas filmagens. Além disso, o programa mostra como consigo cortar meu próprio cabelo e fazer minha barba. Por fim, encerro com uma modesta homenagem ao saudoso poemático (poeta e matemático), professor Orlando Francisco de Carvalho.

Espero que gostem.


Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

10 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. "A deficiência do corpo pela eficiência do espírito."

    Bom dia de Primavera, amigo Antonio!
    Parabéns duplos e merecedores 🙏🙏🙏
    A melhor coisa é não precisar da ajuda de ninguém. Ser independente, pois nem sempre teremos uma babá a nos ensinar.
    Seu post de hoje, tem tanto alimento...
    Espaços vazios que sangram em nós...
    Você os preenchendo com profundidade e repartindo doçura e ternura para nosso coração pobre.
    Homens vazios matam... A Cristo e aos nossos mais lindos sonhos.
    Sabe, de uns anos para cat, sou muito grata a Deus por tudo que posso fazer. Nao foi uma "invalidez permanente" num laudo médico que me tolheu de fazer o bem sem esperar retribuição...
    E assim, como você e tantos de nós,vamos preenchendo nossos espaços vazios com Amor.
    Sendo protagonistas das nossas histórias deformadas...
    Enquanto outros vão gastando tempo precioso criticando e planejado o mal, vamos dar o nosso melhor por Amor a Deus.
    Que as flores lhe tragam colorido especial à sua vida!
    Parabéns pela resiliência, segue firme e forte que nos faz grandes!
    "Deixa que digam que pensem que falem, deixa isso pra lá"🎶 e poete, crie, invente e reinvente, amigo.
    Tenha uma Primavera abençoada!
    Abraços fraternos de paz e bem
    💐🌻💮🏵️🌸🌷🌺🌼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se deixar amedrontar pelo impossível, buscar o possível e na arte da superação, na deficiência, encontrar a eficiência de fazer acontecer. Nosso corpo transitório, é uma máquina fantástica, mas, apresenta lá seus problemas; é no espírito eterno que residem todas as soluções para desacomodarmos, avançarmos e vencermos os óbices do caminho. Fé em Deus, em nós e na vida. Eis a rota para a primavera da evolução.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  2. Olá, meu querido Tonico!

    Tu sabias que eu viria para a Festa de todo o teu blog, incluindo a criação do Canal de vídeos (já 150?), que tu tão inteligentemente criaste há um ano.

    Tu és simplesmente e somente fantástico. Há pessoas que conseguem transformar de uma forma linda e leve suas deficiências em eficiências e tu és uma delas.

    Adorei escutar e ver o vídeo. Tu te explicas tão bem! Maravilhosa a tua forma de conversares com teus amigos comentaristas e não só, aliás, tu falas para todo o mundo, que te queira escutar. Não és grego, nem viveste na Grécia Antiga, mas tens o poder da Oratória. E tu sabes disso, embora nem sempre o queiras reconhecer.

    És uma pessoa, que não conheço ao vivo e a cores, o que lamento, mas tua forma de falar com os outros me atrai. És tão simpático e meigo, para além de muito competente. A vida tem que ser levada e tratada com arte e tu sabes tão bem fazer isso! Congratulations, meu querido!

    Tu não enxergando, cortas teu cabelo e barba com ajuda de uma máquina e tratas de tuas unhas e de todo o teu corpo, melhor que alguns que enxergam. Se sente nas tuas palavras uma alegria verdadeira e espontânea. Me congratulo por seres desse jeito.

    Parabéns por esse ano em que tanto criaste, de forma autónoma, o que é muito bom para ti, e que tão boa literatura e vídeos nos proporcionaste.

    Que venham muitos mais anos com bons poemas, onde jogas e brincas com as palavras, interessantes prosas e vídeos positivos e encorajadores.

    Um grande beijo e abraço para ti e para teu blog, que personifico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida é escola e o viver, um grande aprendizado. Superação é a grande prática das lições bem compreendidas. Cada um, em menor ou maior grau, revela suas deficiências, mas a eficiência que dormita em nosso íntimo, quando desperta, faz tudo acontecer. Viver é também uma grande arte, que nos inspira e diuturnamente nos convida a desacomodar e fazer diferente, melhor. Acreditar é fundamental, esperançar é elementar para dar sentido à nossa estada nesse planeta com tantos desafios e constantes convocações ao bem transformador, libertador... A poesia e toda arte é o idioma da alma, dialeto das belezas mais profundas que pulsam em cada ser humano. Aqui, procuramos dar recado dos ecos do infinito, que intimam nosso melhor a florescer e frutificar. Um mundo melhor, começa em pessoas melhores, no exercício do seu melhor.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  3. Maravilha, António! Pela sua força e determinação, colega amigo.
    É um exemplo muito meritório e animador.

    Peço desculpa pela pergunta se lhe parece invasiva,
    mas por que nunca tentou o transplante de córnea?!
    Será que tem outros problemas?

    Parabéns pelo seu aniversário.
    Pensava que a sua amada trabalhava consigo na montagem dos vídeos...
    É um gosto acompanhar a sua poesia e o seu trabalho.
    Muita força e luz interior, a mais importante!
    Uma primavera de sucessos, estimado amigo. Abraço grande.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida é um constante convite à superação, assim evolui o espírito vivente nessa Terra redondinha, que contraria os "habitantes da Terra plana".

      Eu tive deslocamento de retina por isso não enxergo. Por conta das cirurgias da retina, até precisei do transplante de córnea, fiz, mais não resolveu por conta do ploblema no fundo do olho.

      Amada? Não, eu estou solteiro. Quem me ajudava em eventuais filmagens, era minha sobrinha, que nem sempre estava disponível. Agora já estou gravando sozinho e podendo colocar minha face na tela mais amiúde. Hoje mesmo, às 18 horas (horário do Brasil), tenho um vídeo novo em que apresento um poema inédito.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
    2. Saúde e que Deus esteja sempre consigo.

      Abraço, amigo.
      ~~~~

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.