Mudar, só se for para melhor; jamais troque uma rosa vermelha por um figo do inferno


Rosas vermelhas. #PraCegoVer

Hoje trago um conto, uma parábola, uma metáfora cuja semelhança com a realidade, não é mera coincidência:

Brasilino tinha uma bela roseira, que no começo, produzia rosas vermelhas em abundância; com o tempo, as flores foram escasseando e apequenando, a planta foi se tornando mais suscetível a parasitas e tudo que era praga. No lugar de dar um jeito nas coisas, tomado de verdadeiro ódio, nosso amigo, decidiu que “qualquer coisa era melhor que aquela porcaria” e arrancou a roseira pela raiz.

Andando pelo mato, ele encontrou uma planta chamativa, vistosa que lhe seduziu. Mal sabia o infeliz ignorante, que estava arrumando para si, uma treta verdadeiramente “rodrigueana”, a coisa era “Bonitinha, mas Ordinária”. Tratava-se de datura_stramonium; figueira do inferno, para os mais chegados, dando frutos fétidos, apelidados de figo do Inferno, Maçã Espinhosa… Uma infestante agressiva, de rápida disseminação, que compete com as demais plantas, suas sementes liberam alcaloides no solo, impedindo o desenvolvimento de outras raízes que não as suas.

Essa erva daninha tem um ciclo breve de vida: germina, cresce, floresce, dá frutos e afinal, morre em cerca de um ano. Mas pode fazer um estrago… Suas flores em forma de trombeta, comumente brancas, dão-lhe um disfarce divino, angélico, mas a dita cuja, adora se espalhar nas sombras. Muito tóxica, um simples contato com os olhos pode dilatar as pupilas.

Ignorando as advertências de parentes e amigos; Após perder um periquito, um gato, um cachorro, quase todas as plantas do seu jardim... Foi “Brasil”, como era conhecido pelos mais próximos, “comer o pão que a ignorância amassou”: vômitos, vertigens, delírios, convulsões, perda de coordenação motora, coma e quase foi para a “terra dos pés juntos”. Inventou de se meter com a plantinha do Demo sem saber como e com o que estava lidando, quase emborca! A coisa ruim,além da enganadora aparência, era puro veneno.

Agora o Brasil segue na dúvida; plantar de novo rosas vermelhas ou outras que saiba minimamente do que se trata. Uma coisa ele aprendeu: erva daninha, figo do inferno, nuncamais!


Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

12 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Espero Brasil tenha aprendido a lição, Antonio.
    Gostei de ler o seu conto.
    Obrigada pela gentil visita.
    Um grande abraço.
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os brasileiros com o mínimo discernimento e que não foram seduzidos pelo canto mefisto das sereias negacionistas, esperam que a lição tenha sido aprendida e que a "figueira do inferno" seja extirpada. Se vamos plantar rosas vermelhas ou outras flores, é uma questão de cada um. Mas, erva daninha, nunca mais!

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Por vezes, a poesia precisa versar coisas espinhosas como essa verdadeira desgraça que se abateu sobre o Brasil que vem sendo destruído por uma diabólica erva daninha. Mas, graças ao Deus de verdade, ela já vai ser extirpada para nunca mais voltar.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  3. Respostas
    1. "Paz na Terra aos homes e mulheres de boa vontade", que buscam fazer de cada bom dia, um dia bom. Antes de pensarmos em mudar, seguir a esse ou aquele discurso lembremos:

      Evangelho (Mt 7,15-20)
      “…Toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus”
      Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Infelizmente, o Brasil escreve uma das mais pestilentas páginas de sua História. Um daninho desgoverno, potencializa todo o mal de uma pandemia, tentando destruir tudo que seja bom e do bem. #ForaBolsonaro!

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA �� Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  5. Oi, Tonico!

    Escreveste, sim porque é da tua autoria, um conto muito interessante e que pensei só ter um significado, uma intenção. As pessoas são muitas vezes atraídas por coisas ou pessoas que parecem lindas e deixam outras que já foram belas, mas que pela idade, uso ou qualquer outro motivo perdem sua beleza. Então, Brasilino, a personagem principal do teu texto, arrancou pela raiz sua roseira que estava ficando feia e ficou aliciado por outra planta chamada figueira do inferno, mas depois vieram as péssimas consequências.

    Mudar só se for para melhor e os brasileiros que votaram em Bolsonaro, pensavam que iriam encontrar o "paraíso", mas enganaram-se redondamente. Em outubro é tempo de mudar.

    Beijos e dias felizes e rápidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #ForaBolsonaro Sim, o falso Messias com seus falsos profetas, citadores de versículos conforme a conveniência, abusaram do nome de Deus em vão, para seduzir os desavisados, num verdadeiro estelionato religioso e ideológico. Gente trevosa, ervas daninhas bem descritas nesse trecho do evangelho que eles dizem seguir:

      "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."
      João 8:44

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Eu sei disso, minha amiga. Cristãos de verdade, não se deixam enganar por essa "gente". Em seus comentários, fica claro que és uma pessoa sintonizada com o bem, a fé genuína, o Deus verdadeiro.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.