Possibilidades com dignidade


A Consciência da Dignidade com Resiliência e solidariedade, afastam do Desespero e da Delinquência, apontam possibilidades.


Mulher implorando, pedindo esmolas. #PraCegoVer #ParaTodosVerem

A Pobreza, a Fome e o Desalento perambulavam pelas vielas; como era ano eleitoral, se depararam com a Política, ali no meio da comunidade; pediram ajuda, depois de mil e umas leotrias, receberam um cala boca, um engana besta; a dona lavou as mãos e deu no pinote, se picou que nem o Diabo, depois de amassar o pão que eles não tinham pra comer.


Apreçada, muito apressada, a Religião corria atrás da Política, tentando garantir uma boquinha. A tal se desvencilhou dos desgraçados com um protocolar: - Deus vos ampare.


A Riqueza, que ultimamente tem formado uma trinca com as duas primeiras, foi logo dizendo: - Vão trabalhar vagabundos! sejam como eu, façam o dinheiro brotar!


Mais adiante, tropeçaram na Educação, que apesar de toda sua boa vontade; a infeliz tropicava, mal se mantendo em pé.


A Fé os amparou e consolou por algum tempo, mas no sobe e desce daquelas quebradas, eles dela se perderam. Como também se desencontraram da esperança, quando a Violência tocou terror na favela e o Egoísmo, a Indiferença e a Omissão lhes bateram com a porta na cara.


Numa noite fria e chuvosa, o Desespero se achegou trazendo um convite da Delinquência para uma parada sinistra. No meio do caminho, a Consciência atalhou o grupo:


- Que coisa triste Desespero, você que se deixa infelicitar e sobrevive descompensado; servindo à Delinquência, para levar outros aos mesmos precipícios onde se arrojaram? E vocês aí, não sabem como costuma terminar quem envereda por esses caminhos tortuosos?


- Me erra! Zurrou o desespero, sumindo na escuridão.


A Dignidade que ouvira tudo, mostrou aos infelizes que havia caminhos. E com a ajuda da Resiliência e da Solidariedade, como o dia que alvorava dissipando a noite nebulosa, mostrou-lhes um novo tempo de possibilidades.

Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

2 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Olá, amigo Antônio!
    Como se ouve o chavão vai trabalhar vagabundo!.
    Há por trás da pobreza muita coisa escondida. Impossível dar um veredito a grosso ponto de vista.
    Política de amor ao próximo deveria ser implemementadas urgentemente e não só em datas específicas.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.