Golpistas e fraudadores, do mito às falsas centrais telefônicas


Não faltam seguidores dos míticos golpistas, que como todo espertalhão, acha que todo mundo é besta. Portanto, fique ligado e bem atento, não se deixe fazer de palhaço, não estamos no circo.


Palhaço assustado com um dedo que atravessa o smartphone para apertar o seu nariz. Ilustração gerada por Inteligência Artificial Microsoft. #PraCegoVer #ParaTodosVerem

Para quem não sabe; golpistas e fraudadores, saltaram da caixa de Pandora, desde a mitológica Grécia. Hoje, em tempos de fraudes e golpes dos mais diversos, é preciso estar atento e antenado para não cair em embuste. Nos últimos dias, recebi ligações de supostas centrais telefônicas: do Bradesco, Banco do Brasil e mercado pago, pessoas próximas receberam esses pseudocontatos de outras instituições. O que fazer? Desligar sem digitar nada, conferir no aplicativo ou ligar para o serviço de atendimento ao cliente.


Mas, voltando à mitologia: Dolo e Ápate, dois daemons fugidos da mítica caixa de Pandora, personificavam a mentira, trapassa, fraude, falcatrua, astúcia, malícia... Dando nó em pingo d'água para ludibriar os homens e outros desavisados. Dolo ou Dólos (em grego), companheiro de Ate, a ruína; costumava andar com Pseudea, a mentira. Conta-se que, Prometeu, artesão que deu forma à nossa nova geração, esculpia Aleteia, a verdade que deveria regular o comportamento humano. Convocado por Zeus, o artífice deixou o esperto Dolo, seu pretenso aprendiz, tomando conta da oficina. O sujeito meteu mão a fazer uma réplica da obra do mestre. Contudo, faltou argila para os pés da impressionante cópia. O farsante se recolheu assustado com a volta de Prometeu, que, impressionado com a semelhança das estátuas, chamou para si todo o crédito. Saídas do forno e vivificadas: a verdadeira Aleteia caminhou normalmente, já sua irmã; incompleta falsificação, destrambelhou nos passos. O embuste passou a se chamar de Pseudo (falsidade). Não há muito o que acrescentar sobre a ardilosa e igualmente desonesta Apate. Além de Pseudo, a dupla “barril dobrado”, criou outros daemons “trapaceiros menores”, os pseudólogos.


O que não faltam são seguidores dos míticos golpistas, que como todo espertalhão, acha que todo mundo é besta. Portanto, fique ligado e bem atento, não se deixe fazer de palhaço, não estamos no circo.


Assista o vídeo de alerta, com gravações das falsas centrais do Bradesco e do Banco do Brasil:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

10 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Infelizmente o mundo está cheio de gente fraudulenta. Não se pode confiar em nada
    .
    Soltam-se os ventos...
    Beijos. Votos de uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de domingo, amigo Antônio!
    As falcatruas são antigas...
    Você fez um bom histórico da trajetória de algumas delas, bem fundamentado.
    Os golpistas não desistem, todo santo dia recebo alguns de inúmeras formas, dissimulados ou não.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  3. Oi Antonio, tudo bem?
    Ótimo tema! Precisamos estar atentos, pois a "turminha do mal" é criativa. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente passeiam-se impunemente fazendo-se passar por "chicos espertos" e a sua audácia e argúcia causam imensa insegurança. Todo o cuidado é pouco!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente mesmo! A insegurança é grande e o mal espreita à procura do menor vacilo.

      Dias de paz.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  5. Oi, Tonico!

    Precisamos de estar atentos, porque o pessoal do mal está sempre pronto a atacar.

    Beijos e dias de luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo cuidado é pouco, a galera do mal não perde oportunidade; quem vacila, cai bem bonitinho. Tem golpe digital e analógico; ainda bem que o golpista coisa ruim, o aloprado de Brasília não conseguio dar seu destrambelhado golpe.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.