Entre a semeadura e a colheita. Conhece-te a ti mesmo

Precisamos nos conhecer e nos conhecendo, nos assenhorearmos das nossas escolhas, da nossa semeadura no horto do existir. Afinal, a colheita é inexorável.


O semeador, de Vincent van Gogh. #PraCegoVer #ParaTodosVerem
A imagem é uma pintura de Vincent van Gogh intitulada "O Semeador". Ela retrata um homem semeando sementes em um campo. O sol está grande e brilhante no céu, emitindo uma luz amarela intensa que ilumina a cena. À direita, há uma árvore inclinada, e o céu tem tons de amarelo e verde. O estilo é característico de Van Gogh, com pinceladas espessas e cores vibrantes. Descrição baseada no Be My Eyes.

A mensagem bíblica: “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”. Contida em Gálatas 6;7, encerra uma inequívoca e irrefutável verdade. Na bida, sob a lei de causa e efeito, ação e reação, nos vemos condicionados à colheita dos ônus e bônus do nosso plantio. Havemos de nos preocupar, sobretudo quando lembramos que nossa semeadura nem sempre é boa e do bem, muitas vezes semeamos desastradamente o mal.


Mas, entre o semear e o colher, existe um intervalo no qual se pode fazer toda diferença. Quais das sementes vamos cuidar, regar, adubar? ... Se vamos permitir que as ervas daninhas se alastrem, sufocando a floração do bem ou deixarmos que feneçam os espinheiros, é uma escolha nossa. Entre o começo e o fim, existe o meio para que possamos corrigir o rumo, o curso; reescrevermos o desiderato do nosso jardim.


Para tanto, remetemos ao antigo: “Conhece-te a ti mesmo” comumente atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.), na verdade, era a inscrição que se lia na entrada do Oráculo de Delfos. Local, dedicado a Apolo. Portanto, precisamos nos conhecer e nos conhecendo, nos assenhorearmos das nossas escolhas, da nossa semeadura no horto do existir. Afinal, a colheita é inexorável.


Não dá para plantar a beleza fake de um “Figo do Inferno” e desejar colher rosas, para colher rosas, há de se cultivar rosas (hoje já as conseguimos até mesmo sem espinhos). Reflita, repare bem na sementeira do caminho: Culposa, dolosa, desarvorada ou consciente? Mais cedo ou mais tarde, a hora da colheita se lhe imporá.



6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Boa noite de Paz, amigo Antônio!
    O autoconhecimento alimenta nossa Espiritualidade bem trabalhada.
    Comigo é assim...
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos fraternos

    ResponderExcluir
  2. Então, se você não gosta do que está colhendo, mude a si mesmo, sua maneira de pensar e agir, e no final a colheita mudará. Bom domingo e boa semana! (●ˇ∀ˇ●)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato