Hoje é dia de...

Nossas casas

🏠 Onde fica seu verdadeiro lar? Um poema que desvenda as moradas da alma e da mente, além das paredes físicas. Descubra! ✨ #Poesia#LarVerdadeiro

Explore o poema das Nossas Casas, uma reflexão profunda sobre os abrigos da existência, da casa física ao refúgio da mente. Uma leitura envolvente que questiona onde realmente residimos e como cuidamos dessas moradas invisíveis.

Homem de pele morena, cabelo grisalho curto e barba rala, sentado em um gramado verde, com expressão pensativa e a mão apoiando o queixo. Ele veste camiseta azul‑escura e relógio metálico no pulso esquerdo. Atrás dele há um lago calmo em um parque com muitas árvores altas e palmeiras ao redor, e a água reflete a vegetação. Sobre a paisagem foram inseridas várias montagens digitais: logo atrás do homem, no centro, aparece o contorno translúcido de uma casa desenhada em linhas brancas, como um projeto em 3D. À direita desse desenho há uma casa real de dois andares, estilo norte‑americano, refletida na água. Mais à direita, sobre o lago, está uma grande galáxia em espiral brilhante, com núcleo claro e braços azuis repletos de pontos luminosos, e outra galáxia semelhante aparece mais à esquerda, próxima ao gramado, como se estivesse flutuando diante do homem. Perto do ombro direito dele há uma pequena silhueta luminosa humana, esbranquiçada, parecendo uma figura espiritual. No fundo, à direita, no meio das árvores, existe uma casa na árvore de madeira construída sobre um tronco grosso. Um pouco abaixo dela, na margem do lago, há a entrada de uma espécie de caverna ou toca escavada na terra. À esquerda, perto da borda do lago, há um pequeno barco verde inclinado na grama. A imagem mistura cenário natural com elementos de fantasia e espaço, dando sensação de reflexão e imaginação. #PraCegoVer #ParaTodosVerem
A morada do infinito não tem tramelas. 🌌🏠 #NossasCasas #PoesiaVisual – Imagem gerada e descrita por inteligência artificial.

A casa é a poesia que nos abriga,
o canto, recanto onde somos nós mesmos;
pode ser rica ou remediada,
nossa casa é o palácio, mansão do nosso jeito de ter e ser.
É a toca de onde a gente desentoca pra lida,
é o refúgio da vida;
cheiros que acordam os sentidos,
luz que rasga a fresta da rotina,
retina ao pintar do dia a dia;
nosso porto seguro em meio a cotidiana insegurança.
Mas pra além do quintal da nossa casa,
se estende o mundo,
redonda nave azul que acolhe,
orbe que abraça as casas diversas,
a diversidade das janelas de um mundo todo;
janelas internas e externas janelas,
da arquitetura, do corpo e da alma,
do olhar que colore no bem,
do desolhar que descolore no mal,
janelas de todo ajeito;
religião de todo jeito,
utópica distopia,
todo desajeito da ideologia,
poética engenharia do humano conviver.
Mas lá no fundo,
no recanto mais profundo;
nossa casa mental, onde reside o nosso eu, habitat da nossa essência,
espírito que nos anima para lá das latitudes,
das longitudes do aqui estar.
Sem tramela nem tranca,
franca alma a se manifestar.
Portas abertas, desmurado sítio,
varanda onde ecoa o infinito.
É preciso cuidar, zelar das nossas moradas:
A casa propriamente dita,
a dita casa terrena,
serenar da mente a bem cuidar.
Fortaleza de corpo e alma,
calma do nosso acalmar.
Onde o viver escreve a rima,
o espírito mora, se demora no verso feito lar.

Revelamos a arquitetura invisível da alma e as moradas que construímos em nossa mente. Um mergulho profundo no poema das Nossas Casas que vai mudar sua perspectiva sobre abrigo e pertencimento.

Compartilhe sua percepção ✍

O que mais te tocou? Participe nos comentários! 💬🌹 Se você gostou e quer compartilhar em suas redes, sinta-se em casa! Só não esqueça de levar junto o nome do autor. A arte vive do respeito à criação. ✨🖋

Leia mais 📖

Comentários

  1. Amigo Antônio, boa tarde de sábado!
    Nossa casa é o nosso melhor refúgio, é o nosso coração.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja lá como ela for, nossa casa é a nossa casa, tem o ajeito do nosso jeito; é nosso recanto especial.

      Um abraço. Tudo de bom 😊🌹🌺🌷🌻

      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar
      Nossos Vídeos no YouTube 🔔 Inscreva-se, deixe seu 👍 like e compartilhe.
      ☕ Contribua com este projeto

      Excluir

Postar um comentário

😊 A leitura termina, mas a reflexão continua aqui nos comentários. ✨ Que tal transformar sua visita em uma conversa? Deixe seu comentário, sua interpretação ou apenas um 'oi'. 💬🌹 Adoro saber como a arte da vida ecoa em você! ✍️📖 Obrigado por acompanhar o blog e o canal! 🎥 A sua percepção é o que completa a minha inspiração 🖋️.

Se você gostou e quer compartilhar em suas redes, sinta-se em casa! Só não esqueça de levar junto o nome do autor. A arte vive do respeito à criação. ✨🖋️