Amizade e amor


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

O amor... Dentre suas diversas formas de manifestação, a amizade é, sem dúvida, uma das mais belas. É um amor sem compromissos formais, mas que nos faz tão comprometidos com o outro, num contrato sem contratos. A amizade sincera é aquele cheque milionário, que a vida deposita na poupança dos nossos afetos, é aquele afeto que não precisa do endosso da consanguinidade, para multiplicar o bem querer.


Nesses tempos, em que coisas parecem mais importantes do que gente, a ditadura dos interesses, fomenta "amizades" de conveniência. As pessoas deixam de tecer uma rede de amigos, passam a fiar uma trama de conhecidos, cada vez mais desconhecidos.


No artifício dessas "amizades pasteurizadas", como faz falta: um abraço amigo, um amigo do peito, aquele velho ombro amigo...


Divorciada do amor e da amizade, a humanidade (des)caminha, no "cada um por si e Deus por todos", na absurda "rinha" do "farinha pouca, meu pirão primeiro", na tola ilusão de querer levar vantagem em tudo...


Adversários, escavam trincheiras e levantam muralhas. Amigos constroem pontes. Qual o seu tipo de edificação?... Você tem amigo(s) sincero(s)? Você é um amigo sincero? Acredita na amizade e no amor?... Ou você é um desses, que "não precisam de ninguém"? Acha que "todo mundo tem um preço"?



Postado aqui em 05 de agosto de 2007).

>
Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

7 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Olá Antônio !!

    Belíssimo texto e maravilhosa a reflexão que ele nos traz.
    Acredito que sempre houve e sempre haverá pessoas que preferem contatos de conveniência, laços não muito estreitos, e até que acreditam piamente que não precisam de ninguém. Outras não sabem cultivar uma amizade, e quando surge o primeiro obstáculo ou alguma possibilidade de vantagem própria, se deixa levar sem piscar e pensar no que deixou para trás...
    Felizmente eu sempre fui uma pessoas de poucos amigos chegados, tenho muitos conhecidos, mas amigos mesmo, conto nos dedinhos de uma mão... Prefiro assim, pois tenho certeza de que são verdadeiros e sou fiel e leal sempre, cometo meus erros, claro, mas me esforço para ser uma boa amiga tanto nas tristezas quanto nas alegrias.
    São poucos não é porque quero, são poucos porque realmente a escassez de pessoas dispostas a cultivar esta preciosidade que é a amizade, está grande.
    Um enorme abraço !!

    ResponderExcluir
  2. Oi Samanta!

    De fato, amigos de verdade são poucos. Muitos tratam a amizade como um negócio, um jogo de interesses... Malbaratam um tesouro inestimável, regelam o coração, inundando a alma de vazios. Depois vão gastar dinheiro com analistas, terapias alternativas, antidepressivos...

    Obrigado por ler e comentar. Volte sempre.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo!
    Como definistes bem a Amizade.
    Ter amigos é muito bom! Tenho poucos mas significam,muito pra mim.
    Abraços! Uma semana feliz e abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Amizade é tudo em nossa vida, eu pelo menos amo meus amigos e os tenho em alta conta, mesmo porque na vida sempre atraímos os afins, portanto me sinto feliz com meus amigos, acho que os mereço tanto quanto eles merecem a mim, penso assim, sou mesmo agradecida nessa vida por ter sempre bons amigos comigo!
    Acho até que ganhei mais um, você?!
    Abraços amigo,
    Ivone

    ResponderExcluir
  5. Ah! Se não fossem os amigos! Seu texto aborda exatamente a riqueza dos mesmos - um tesouro - escondido dentro de corações! Basta nossa doação para encontrá-los! Verdadeiros. Fiéis. Descompromissados. Presentes sempre! Agradeço a Deus por me cercar deles, poucos, mas verdadeiros. Nada de quantidade, apenas qualidade!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Antonio. Adorei o seu texto tão verdadeiro e fiel, esclarecedor, e gritante!
    Eu me considero uma amiga verdadeira, uma vez que sou uma pessoa sincera, e costumo doar-me.
    Serei muito franca: Não sei se tenho amigos, pois na realidade é algo em extinção!
    Os que conquistei aqui na net, fiquei muito feliz,pois apesar de não ter um contato físico, eu tenho um contato de alma com quem já abri o meu coração diversas vezes! Se isso é ter amigos, então eu tenho alguns.
    Gostaria de mais, pois é sempre bom.
    Que venham os sinceros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns pela belíssima postagem, que faz com que demos uma sacudidela!
    Um beijo na alma, e fique na paz!

    ResponderExcluir
  7. Antonio Querido!

    Mais um belo texto! Não tenho tantos amigos, porém os que tenho sâo ótimos!
    Amizade verdadeira não tem preço!

    Beijos!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.