A arte da roda ao chip


Homem das cavernas pintando um bisão com tinta spray e um homem moderno no notebook, rodas de pedra no chão. #PraCegoVer

Segundo a mitologia, Prometeu roubou dos Deuses o fogo sagrado da inteligência e deu-o aos homens. Esse fogo fez brilhar na alma humana, o sol mágico da arte. O "artista" que da pedra tosca tirou a 1ª roda, não sabia que ali se inaugurava uma das maiores revoluções da humanidade; esse mesmo "artista" lançando mão dos elementos da natureza, registra nas paredes das cavernas, as primeiras cenas da dramaturgia humana no grande palco da terra.


A arte; que conheceu as trevas do medievo e as cadeias da intolerância, emerge nas luzes da renascença, mostrando ao mundo toda a beleza que o ser humano pode criar.


A arte, como um espelho da inquietude humana, faz-se metamorfose ante a metamorfose da História, e num desfile de estilos e técnicas, desembarca no século XX; mostrando que a humanidade que faz as guerras, a escravidão, o egoísmo, a fome, o assassínio da natureza... É a mesma humanidade que: Nos passos de um balé revela toda a leveza do ser, na tela vazia imprime a poesia da imagem, tocando um instrumento desarma o espírito, vestindo as asas da música, nas telas do cinema e nos palcos do teatro, retrata suas misérias e suas virtudes.


A arte desconhece fronteiras, línguas, raças ou classes sociais; ela é plural, universal, plena; ela transcende ao tempo que mata o homem, mas eterniza sua obra; ela não recua nem mesmo diante da evolução tecnológica, é ela que dá um toque humano à frieza das máquinas, máquinas que sem o fogo da arte, que iluminou o homem da roda tosca ao chip mais poderoso, certamente inexistiriam, como inexistiria o próprio homem que teria sido abortado por sua incapacidade de criar.



Postado aqui em 25 de junho de 2009.

Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

8 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Sábias palavras. O próprio homem é fruto da arte divina, inigualável.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana e Marilene.

    O grande Artista é Deus que deixou toda a arte em tudo que criou, nós apenas temos a sorte de vez por outra, captar essa arte e transmiti-la a quem lê.

    Um abração

    ResponderExcluir
  3. Ah Antonio, abri os comentários pensando es escrever sobre o Grande Artista, e li que você já o fez, completando magistralmente esse seu texto perfeito.

    Lendo-o me veio a clareza de que a arte foi um dos recursos que Deus colocou no mundo para que todos os homens se comuniquem, mesmo sendo a humanidade tão diversa, a arte faz a conexão necessária. o que a língua separa a arte une, é linguagem universal.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Van!

    A arte é o "dialeto" universal que toca mentes e corações.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  5. Tem toda razão, o grande e poderoso artista é Deus... e é muito bonito ver que ele nos "emprestou um decímo dessa arte para que possamos nos expressar, a bem de que uns melhores que os outros, mas que no fim tudo se interliga.

    BEijão,

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo,

    O seu texto tem sabedoria. Adorei.


    Beijos com carinho, Antonio

    ResponderExcluir
  7. Que belo texto e a arte é o que suaviza esse mundo mecanizado, que dá vida e embeleza os nossos dias.
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.