Caça ao plágio. Receba em seu e-mail, alertas de seu conteúdo plagiado



Os plagiadores são uma “pedra no sapato” das pessoas sérias, que produzem conteúdo original na internet. A copia não autorizada, a omissão ou usurpação dos créditos do Autor tornam-se uma dor de cabeça. Mas, que tal, uma ferramenta gratuita que você possa configurar para rastrear seu conteúdo reproduzido na web e te notificar por e-mail?


Além de desgastante e estressante, pesquisar manualmente, em busca de possíveis plágios, implica em dispêndio de um tempo que nem sempre temos. Para automatizar a “caça” às cópias, podemos utilizar os “Alertas do Google” para monitorar a rede mundial de computadores. É muito simples:


1. Faça login no Google.

2. Acesse a página: http://www.google.com.br/alerts

3. No campo “Consulta de pesquisa:”, insira um trecho relevante do texto (até 32 palavras) que você deseja monitorar (Não aconselhamos usar o título, pois alguns criminosos costumam modifica-lo para dificultar a detecção).

4. Em “Tipo de resultado:”, escolha: Tudo, notícias, blogs, vídeos, discussões ou livros.

5. Em “Frequência:”, configure a periodicidade do recebimento de notificação.

6. Em “Quantos:”, marque: “Todos os resultados”.

7. Terminando, em “Enviar para:”, selecione seu e-mail e clique no botão “CRIAR ALERTA”.


Prontinho. A partir daí, toda vez que o trecho inserido, for indexado pelo buscador, você será avisado. Isso pode não resolver, acabar completamente com o plágio. Mas, é com certeza uma grande ajuda no combate ao parasitismo intelectual dos nefastos plagiadores.



Esse meu poema: A pedra. Circulava como de autor desconhecido ou com o nome de plagiadores. Agora aparece como de Chaplin, Renato Russo, Fernando Pessoa, sem citar a autoria...<br />O real autor é Antonio Pereira (Apon). Todos os esclarecimentos em:<br />http://www.aponarte.com.br/2007/08/pedra.html


Foi buscando uma forma de descobrir novos plágios do meu poema A pedra. Que aprendi esse uso para os Alertas. Hoje rastreio com ele, possíveis cópias de vários de meus textos de uma maneira mais eficiente e de forma preventiva, para que não se disseminem formas plagiadas como as desses meus versos. Se você encontrar algum plágio, socialize aqui.

Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

16 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Oi amigo, é uma ótima dica...infelizmente o que falta é conscientização, respeito e responsabilidade ao se veicular conteúdos pela internet.

    Assim como você, sei bem o tamanho da dor de cabeça que dá sermos plagiados.

    As pessoas acham que não tem importância citar o autor e fonte(só citam quando muito, dos autores famosos),mas todo aquele que escreve deve ter preservados os seus direitos e também sempre digo que mesmo quando é dito que a obra é de autor desconhecido, é preferível colocar isso, do que deixar pairar no ar que o autor é quem postou em seu espaço.

    Os blogueiros de forma geral precisam estar atentos a isto, procurar sempre respeitar os direitos autorais e estarem prontos se necessário, em dar estes devidos créditos ou retirarem do ar.

    Citar autoria e fonte tem que se tornar um hábito de todos, como uma grande demonstração de respeito, pois se a pessoa quer publicar em seu espaço, é porque gostou, certo? Então, tem que fazer tudo direitinho, pois assim fica bom para todos.

    Beijos, bom dia
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria.

      Muitos confundem o admirador e o plagiador. Mas, o caráter diferencia os dois.

      Quem admira, respeita e dá os devidos créditos. Quem plagia, omite, rouba, usurpa...

      Um abração.

      Excluir
  2. Muitissimo interessante, a sua postagem. Parabens, mesmo. É uma alerta. Já fui vítima de plagiadores. Tenha um dia bom. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia bom para você também Zé. Temos que buscar meios de combater esse abuso que é o plágio.

      Um abração.

      Excluir
  3. Boa tarde amigo poeta, pois é, tem disso mesmo, que pena que é assim, pois se pode enganar muitos, mas a si mesmo nunca.
    Mas a dica é boa, claro que se a pessoa vive dos seus escritos é mesmo preciso estar atenta sempre!
    Abraços amigo querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone.

      É uma questão de respeito e justiça. Não é justo que a autoria seja usurpada para dar notoriedade ao plagiador.

      Um abração.

      Excluir
  4. Obrigada, Antonio, por mais essa informação, não conhecia a ferramenta.
    Precisamos nos cercar de todos os cuidados possíveis, porque esse tipo de gente que quer aparecer às custas do cérebro alheio é um problema cada vez mais sério na blogosfera.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty.

      Procurando. Encontramos ferramentas fantásticas na internet. Os "alertas", certamente não foram criados com o proposito de combate ao plágio. Mas serve perfeitamente para tanto. Originalmente o site diz:
      "Use os Alertas do Google para:
      •acompanhar a evolução de um tópico atual
      •monitorar um concorrente ou setor
      •manter-se em dia com as últimas notícias sobre uma celebridade ou um evento
      •acompanhar seus times favoritos"

      Um abração

      Excluir
  5. Bela matéria com uma excelente ferramenta.
    Só tenho que agradecer !
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você. Os "alertas" realmente podem funcionar como uma poderosa ferramenta de busca e combate aos nefastos plagiadores.

      Um abração.

      Excluir
  6. Oi querido Antônio,

    Já tinha saudades de você.
    Como vai?
    Acha que alguém vai plagiar o que escrevo? Nem pensar.
    De qualquer forma, nem sei fazer aqueles passos, que você, brilhantemente, ensina.

    Tenha um resto de dia feliz.
    Abraços da Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luz.

      Ninguém está livre dos plagiadores? Eles só não plagiam os mediocres. Pois são seus iguais.

      Tente usar a ferramenta, visite a página, é muito simples, você vai ver.

      Um abração e bom fim de semana.

      Excluir
  7. Olá querido amigo !!! Como vai ?

    Mas que dica excelente !!! Vou utilizar com certeza ! Infelizmente o plágio é uma praga na blogosfera, apesar do meu blog ser protegido, sempre tenho surpresas desagradáveis quanto a isso, e realmente, a maioria muda o título... na última vez que passei por isso, foi a 1 mês, visitei os blogs, pedir educadamente que retirassem o conteúdo do ar e fui ignorada... felizmente todos estavam hospedados no Blogger e fiz a denúncia, e em menos de 6 hs todos os posts tinham sido excluídos :) Vale a pena denunciar !
    Um caso mais grave foi quando criei o blog, uma moça se apoderou dos textos e até das fotos do meu marido e irmão, dizendo que eram dela ! Pode isso ? Plagiou até meus parentes !! Inacreditável !
    Vou seguir sua dica agora mesmo ! Obrigado por compartilhar !

    Grande abraço e bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samanta.

      Estava ficando estressante e cansativo demais, buscar manualmente por cópias dos meus textos. Com os “alertas” automatizei esse rastreamento com bons resultados. Configurei varias postagens para serem monitoradas.

      Plagiar a família é demais mesmo. Mas do jeito que são cara de pau, um dia vão até dizer que o próprio autor é obra deles.

      Um abração e bom fim de semana.

      Excluir
  8. Olá, Antonio!

    Muito legal essa troca de informações!
    Valeu a preciosa dica!
    Tem gente tão "pequena", que se adona das palavras das pessoas como se delas fossem.Creio que isso seja uma necessidade de aparecer. Como falta criatividade, inspiração ou inteligencia... vão pelo caminho mais fácil, pegam o que está pronto e se enganam com o mérito. Pobres infelizes!
    Beijos!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.



Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.