Engarrafamentos e a antropologia do velho buzú lotado



...no velho buzú lotado, os engarrafamentos superlativam os sofrimentos de quem parece ter “jogado pedra na cruz” (de estilingue). Comprimida na lataria, uma mossoroca indefinida, mistura peitos, bundas, braços, pernas, mochilas, sacolas... Um aperto daqui, um pisa dali, empurra acolá, apalpa alhures, esfrega...


Ônibus.


Nas grandes cidades, tem sobrado automóveis e faltado rua, o que gera constantes e estressantes engarrafamentos, que de tantos que são, mais parece um engradado inteiro. Não adianta esbravejar, xingar as “otoridades” incompetentes... Sai-se cada vez mais cedo e retorna-se cada vez mais tarde. E os Governantes? “relaxando e gozando” (com a cara dos eleitores. É claro!).


Mas, é no velho buzú lotado, que os engarrafamentos superlativam os sofrimentos de quem parece ter “jogado pedra na cruz” (de estilingue). Comprimida na lataria, uma mossoroca indefinida, mistura peitos, bundas, braços, pernas, mochilas, sacolas... Um aperto daqui, um pisa dali, empurra acolá, apalpa alhures, esfrega... Durante 1, 2 ou mais horas por dia: Heteros, bibas, trabalhadores, vagabundos, Mauricinhos, Patricinhas, “putões”, “cachorras”, Periguetes, beatas, professores, estudantes, desocupados, biscateiros... Todo tipo de gente e gente de todo tipo, compartilhando a infelicidade do transporte público. E os políticos? “relaxando e gozando” (com a cara dos eleitores. É claro!).


O sujeito ainda tem que rezar para o coletivo não ser assaltado nem achar uma “bala perdida”; para que um fanático não entre de Bíblia em punho, disparando versículos para tudo que é lado, nem qualquer outro maluco, ou um deseducado “DJ de buzú”, com sua caixinha ching-ling, ofendendo os ouvidos alheios com o seu desgosto sonoro. Tem que cruzar os dedos, para não pintar um bebum aloprado fazendo arruaça nem uma emergente perua genérica, berrando para todos saberem que ela tem celular. Se tudo der certo, depois de suportar bravamente: Desodorante vencido, “freios de arrumação”, prova de esforço, salto com barreiras, vendedores de incenso, canetas, adesivos, balas de gengibre, outros doces... O cidadão poderá desembarcar. Se o motorista parar no ponto, se não “arrastar o carro” e o jogar no chão, se... E os filhos da politicagem? “relaxando e gozando” (com a cara dos eleitores. É claro!).


Para terminar, nada mais apropriado, do que citar Castro Alves em seu: “Navio negreiro”:


“Senhor Deus dos desgraçados!

Dizei-me vós, Senhor Deus!

Se é loucura... se é verdade

Tanto horror perante os céus?!”


Engarrafamento.



Gostou desse texto?
Então vai gostar do nosso livro: Um dedo de prosa e poesia. A arte da vida.
Clique abaixo na capa para saber mais e adquirir seu exemplar.


São 125 páginas com 89 títulos em verso e prosa de Literatura Nacional, num livro prefaciado pelo professor, escritor, poeta e trovador Orlando Carvalho. Crônicas, mensagens, poesias... amor, humor, reflexão, arte, cotidiano, atualidades, auto-ajuda, espiritualidade...
Compre aqui!



Foto do autor: Antonio Pereira (Apon).


Nosso conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que
seja dado crédito ao autor original: Antonio Pereira (Apon). E inclua o link para o site: WWW.aponarte.com.br
É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem nossa prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.



Fale conosco.

Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

8 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Pois então, Antonio... li seu "irônico e realístico" texto e concluo: - vamos de mal a pior, pois agora empossada está a "dona" desse refrão: - relaxa e goza - detalhe: na Cultura!!
    O que fazer? Relaxar e gozar? Com o país assim?
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que podemos fazer, é cada um de nós, buscar votar com consciência. Começar agora dia sete de outubro, a fazer uma faxina, um “exorcismo” municipal e em 2014 seguir com a desratização estadual e federal. Só assim, algum dia o cidadão será respeitado e tratado como gente e não como gado. Enquanto isso, vamos amargando o despudor, a incompetência e a leviandade, dominarem o balcão de negociatas da politicagem nacional, “relaxando e gozando com a nossa cara”.

      Um abração.

      Excluir
  2. Antonio, bem assim e há quem nem acredite, imagine só?
    Isso não muda, São Paulo está de um jeito que não tem jeito!!!
    Acredito até que em grande parte desse País está assim!!!
    Abraços meu amigo poeta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E em Salvador que nem se consegue construir um metrô? A Cidade está o ó do borogodó. Um desastre municipal e estadual. Votamos mal e purgamos no dia a dia, o “pecado” digitado na urna.

      Um abração.

      Excluir
  3. Antonio, ótimo texto sobre a nossa cruel realidade. Confesso que faz tempo que não pego um buzú... agora pego engarrafamentos quilométricos!!!!
    E o pior de tudo isso pra mim são os assaltos, que na minha época, eram raros, e hj tão comuns.
    Deus proteja o povo, pq os governantes estão relaxando e gozando nos helicópteros deles.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos vivendo na Terra de todos os nós. N´´o na educação, saúde, segurança... E o “cabeça branca” falsificado, ainda espera que o povo de Salvador, troque um Janjão por outro ... Deve ser para os dois poderem passear de helicóptero (pago com o dinheiro dos impostos), “relaxando e gozando”, acima dos engarrafamentos, buzús e assaltos.

      Um abração.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.