Manifesto sobre o que envergonha o Brasil



... Tal qual os vândalos e violentos das ruas, quem abusa do mandato político para “depredar” os interesses do povo, envergonha e emporcalha a imagem do Brasil...


Antonio Pereira Apon.


Bandeira do Brasil.

Obviamente vergonhosos e reprováveis os atos de vandalismo e toda violência protagonizada por uma minoria infiltrada nas belíssimas manifestações de cidadania do povo brasileiro que desperta para sua realidade, acordando para a necessidade de uma tomada de consciência ante tantos desmandos que afligem a nação.


Tal qual os vândalos e violentos das ruas, quem abusa do mandato político para “depredar” os interesses do povo, envergonha e emporcalha a imagem do Brasil. Com o agravante de que, os primeiros, entorpecidos pela barbárie, agem por instinto, ignorância e revolta, enquanto os mandatários do poder, atuam com método, lucida e ardilosa intenção de auferir lucros em detrimento de sua função pública. Uns e outros delinquem e merecem punição.


Tanto quanto a violência explicitada pelos brutos, é igualmente violência: A corrupção, a insegurança e a deseducação pública; a desassistência à saúde, a inflação, os factoides, o “pibinho”, os juros, a excessiva carga tributaria, a falta de mobilidade urbana, os negados da Copa, a subserviência pactuada com a FIFA, a impunidade, a legislação permissiva, os tantos mensalões e o toma lá da cá dos parlamentos, a promiscuidade das coligações por mais tempo de TV... E não há menos vandalismo na PEC 37, na “cura gay”, no maltrato aos aposentados, no fisiologismo, nas ruas e estradas esburacadas (algumas pedagiadas), na falta de infraestrutura, no caro “custo Brasil”, no populismo inconsequente e irresponsável, nos desserviços desregulados pelas “agencias reguladoras”, na lentidão da justiça, nas infinitas brechas da lei, nos três dias de trabalho(?) dos parlamentares...


Ufa!!! Quanta violência! Quanto vandalismo perpetrado contra o nosso povo! É isso que gritam as ruas, é esse o recado, o apelo de nossa gente cansada do velho “pão e circo”. Queremos um Brasil justo, digno, plural e verdadeiro, sem essa politicagem porca e subterrânea onde, em chegando ao poder, chafurdam esquerda e direita qual esterco do mesmo pasto, prostituindo qualquer ideologia e sonegando os direitos de uma sociedade que agora grita veemente: Basta! Chega! Parem com essa desvergonha!


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

10 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Boa tarde amigo Antonio, bem verdade tudo isso exposto aqui nesse texto rico.
    Acredito que haverá, ou melhor, já há repercussão, os nossos governantes estão com receio de o que poderá acontecer 'lá fora" com nossa imagem já escancarada ao mundo!
    Torçamos para que tomem as devidas providências,pois o povo não vai parar, a força está na voz desse povo sofrido, aprenderão a ter educação, mesmo que a própria custa, pois do Estado ele jamais alcançará, pelo menos por enquanto!
    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora não dá mais para esconderem o lixo sob o tapete, nem fingirem que não é com eles. O povo acordou e não está disposto a tolerar mais tanta politicagem e bandalheira. Um novo Brasil há de surgir desse brado cidadão.

      Excluir
  2. Olá meu caro Antônio,

    Não sei te dizer o que senti quando vi a mobilização dar seus primeiros passos. Sou da geração que pintou a cara e foi para as ruas nas "Diretas já!".
    Ver a nação inteira acordar para uma atitude faz-nos acreditar que ainda é possível!

    Eu ainda sonho, ainda acredito e quero ver esse país mudar. Que a atitude de cada, transforme o gigante que acaba de acordar!

    Grande abraço

    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos o direito de sonhar e realizar um Brasil melhor. Democracia é o governo do povo e quem está contra o povo, terá que mudar seus conceitos. Um grito ecoa das ruas por um país melhor, onde não há lugar para aventureiros e sua politicagem.

      Obrigado. Um abração.

      Excluir
  3. Aplausos pelo seu posicionamento, Antonio! Residi em SP como estudante e depois como professora, nas décadas de 60 a 80... Fui, por diversas vezes, às ruas com o meu povo e, hoje APOIO totalmente esse grito entalado em todas as gargantas... E, os que se revestiram do poder dizem 'que não estão entendendo'... Oras, qualquer analfabeto em nosso país, muitos bem mais sábios, via intuição, entenderam e muito bem o verbal e o extraverbal de um povo sofrido, sacaneado que se cansou de ver 'tudo para alguns' e 'nada para muitos'... BASTA MESMO!
    Grande abraço da Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fazer de desentendido é um velho estratagema dos politiqueiros. Só que as coisas mudaram, o povo não vai "aceitar sossegado. Qualquer sacanagem ser coisa normal".

      Obrigado. Um abração.

      Excluir
  4. Oi, Apon! Acho importante que o povo se manifeste para que não fique mesmo a impressão de que todos "foram felizes para sempre". Acho que a manifestação ganha mais força quando é pacífica, pois quem tem razão não precisa brigar, precisa sim é mostrar o descontentamento. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vandalismo só serve a quem quer um pretexto para desqualificar o movimento cidadão por um Brasil melhor, é na paz que vamos mostrar onde está a real violência que tanto maltrata e envergonha esse país.

      Um abração.

      Excluir
  5. Gostei de ler Apon (não dá para tapar o sol com a peneira). Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo acordou e descobriu que a realidade não cabe num país de fantasia. A parca porção de "pão e circo" já não farta a sede e fome de um Brasil melhor.

      Um abração.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.