O dia em que o Sabe-tudo descobriu que não sabia


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Robson (que não era o Crusoé), julgava saber tudo, entendia de estrume a física quântica, de jogo do bicho a mercado financeiro internacional... Grande aficionado por almanaques, fanático por bricolagem, incansável leitor de bula de remédio... Achava-se entendido em tudo e mais alguma coisa, um autodidata “pós-doutorado pela universidade da vida”. Seu amigo e “fiel escudeiro” Daniel (que não era o Defoe), vivia a consertar as lambanças do sabichão e aturar as adjetivações diminutivas daquela “inteligência superior”.


Um dia, o Gênio resolveu construir um pequeno barco para se aventurar na Baía de Todos os Santos. Consultou seus alfarrábios, leu trocentas revistas e fez-se “Engenheiro Naval”. Calculou, rabiscou, projetou... Em algumas semanas, a “obra prima da náutica universal” estava pronta, ignorando os conselhos de um experiente carpinteiro, que discordara sobre o tipo de madeira e outros materiais empregados. Até mesmo a opinião de um experimentado saveirista, foi arrogantemente ignorada e muitas das instruções dos manuais, “reinventadas” por aquele aloprado “padre-mestre”.


Como era de se esperar, a uns mil metros da costa, a “inovadora” embarcação começou a apresentar problemas, “fazer água” e terminou por naufragar. Ainda sobrou para Daniel salvar o intelijumento do amigo, que nem mesmo nadar sabia.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

4 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Oi Antonio,

    "Quem pensa que tudo sabe"...
    Legal o texto! Me fez lembrar o "padre do balão"!
    ...A arte imita a vida ou...
    Beijos!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferenciando, quem sabe e quem pensa que sabe, costuma existir um monte de orgulho e vaidade. Saber é ser eterno aprendiz, pretensão e arrogância são coisas de gente burra.

      Um abração e uma boa semana para ti também.

      Excluir
  2. Olá, amigo, Bom dia! Quero desejar um bom feriado e uma feliz Pàscoa para vc. Obrigada pelo carinho e por nos proporcionar sempre uma boa leitura! Linda melodia. Meu abraço carinhoso! bjos.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.