O que diz, o que quer dizer e o que vem a ser


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Muitas palavras possuem mais de um significado, algumas são usadas apenas num sentido, o que termina escondendo ou empobrecendo outras de suas possibilidades. Um exemplo disso é o vocábulo comemorar. Comumente usado para designar: Festa, celebração... Comemorar, possui uma infrequente acepção mais rica e mais profunda. A de memorar com, lembrar com... Uma exortação ao exercício, à construção de uma memória coletiva. Lembrar, serve para não repetir erros e para ratificar acertos.


Comemorar tem uma significância que vai bem além dos festejos, efemérides, eventos e solenidades. É o compartilhar boas lembranças, o dividir memórias difíceis; é a equação dos momentos que nos fazem quem somos.


Comemorar a “sexta-feira santa”, não é festejar o assassinato de Jesus. É rememorar conjuntamente, como a estupidez humana, dividiu dolorosamente a História.


Comemorar no Brasil o 31 de março/1º de abril. Precisa ser um despertar da memória cidadã, um levantar desse “berço esplêndido” as lembranças que não permitirão novos “anos de chumbo” e imunizarão contra a farsa de falsos salvadores da pátria; contra verdadeiras ditaduras e falsas democracias onde inimigos e muitos dos “mocinhos” de ontem, se acumpliciam no banditismo político de hoje.


Necessitamos aprender a comemorar de verdade, celebrar a lembrança, festejar a memória, que resgata do passado as lições que podem subsidiar a construção de um futuro fabuloso. Não na forma de lendas, fábulas, mitos... Mas na sua expressão de excepcional, extraordinário, fenomenal, sensacional...


Palavras podem dizer bem mais do que se costuma imaginar.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

10 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Bom dia amigo Antonio, bom texto, sim palavras precisam ser bem entendidas para poder se expressar exatamente aquilo que se deseja!
    Concordo contigo, comemorar é relembrar, celebrar a lembrança!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar as palavras com consciência, dando real significado às lembranças, comemorações e tudo que fazemos. Palavras são bem mais que palavras.

      Um abração.

      Excluir
  2. Lendo seu artigo, me reporto à maioria que, infelizmente, apenas quer saber de emendar dias de folga, e muitas vezes nem sabe o significado das datas. Pessoas sem memória. Evidentemente que uma atitude dessas invalida o significado da nossa história. Tornamo-nos ocos sem conteúdo. Falamos palavras. Pensamos palavras. Escrevemos palavras. Nos momentos mais importantes de nossas vidas, são elas as palavras, que constroem ou destroem toda uma ação, uma decisão que tomamos. Palavras têm enorme peso de valor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que parece apenas vomitar palavras. Sem consciência, significado, conhecimento... Adestradas para não pensar, repetem o que ouvem. Palavras que vão dos ouvidos à boca, sem experimentar o filtro da cerebração.

      Um abração e um bom fim de semana.

      Excluir
  3. Olá, amigo. Bom dia!! Obrigada por partilhar. A palavra é o meio de se comunicar, más com ponderação e saber expressar de forma correta e objetiva. Um ótimo fim de semana! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra é um instrumento que precisamos saber tocar. Senão, desafina.

      Um abração e um bom fim de semana.

      Excluir
  4. Oi Antonio!
    Adoro estudar palavras! Os significados, por vezes tão óbvios!
    Gostei do texto!
    Felicidades para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras são lagos profundos, disfarçados numa rasa aparência.

      Um abração e um bom fim de semana.

      Excluir
  5. Olá, querido António!

    Tudo bem?

    Agradeço sua visita e comentário tão elogioso, mas a Luz, é mesmo assim.

    Li, os comentários, que antecedem esse meu, e adorei a resposta, que você deu à nossa amiga comum, Jossara Bes.

    Li, seu texto, com tanta atenção, e simultaneamente com um brilhozinho no olhar, porque você estava só falando a verdade, e além disso, esmiuçou palavras, como "COMEMORAR".

    Nunca me tinha debruçado sobre essa palavra, francamente. Então, Sr. "Professor", comemorar é memorar, com dignidade, com alegria, com excecionalidade e com grandeza. É ISSO?

    BOM DOMINGO!

    Aquele abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há o que agradecer.

      Com perdão da imodéstia. também gostei da minha resposta para Jossara. Talvez até eu a desenvolva num poema ou crônica.

      Eu antes não tinha me tocado dessa diversidade de sentidos de certas palavras. Mas, essa semana, ouvindo um comentário no rádio, falando das comemorações dos 50 anos do golpe militar(que uns apelidam de revolução), me chamou a atenção para os tantos significados de comemorar, além da acepção vulgar de festejar. Agora você me traz uma nova faceta do comemorar. Memorar além de com as pessoas, memorar com bons, edificantes e transformadores sentires.

      Certo estava Sócrates: "Só sei que nada sei". O resto é orgulho e vaidade.

      Um abração e uma comemorativa semana.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.