Papel do povo no cabo de guerra do maniqueísmo político - A arte da vida. Apon HP

Bom estar com você aqui no A ARTE DA VIDA. APON HP!


Dê um toque. Leia um escrito especialmente sorteado para você. Clique na figura abaixo.
Clique aqui, para ler um texto aleatoriamente selecionado pelo sistema.

Papel do povo no cabo de guerra do maniqueísmo político

Publicado em sexta-feira, 31 de maio de 2019



... população figura como a corda, os “idiotas úteis”, ou inúteis, tracionados à exaustão na balbúrdia da polarização, manobra insana do poder a qualquer custo. E “como nunca antes na história”, o bem e o mal vão servindo de toscos e caricatos disfarces...


Antonio Pereira Apon.


Cabo de guerra.


Como dito no Eclesiastes: “Não há nada de novo sob o sol”.


O gnosticismo primitivo já caducava na cultura clássica, quando no século III surgiu o maniqueísmo, estabelecendo uma absoluta dualidade entre o bem e o mal. Fundado pelo profeta persa Mani, ou Maniqueu, o maniqueísmo, mesclava aspectos do zoroastrismo, do hinduísmo, do budismo, do judaísmo e do cristianismo. Assim, se apropriava dos ensinos de Zoroastro, Buda e Jesus para improvisar uma nova revelação divina, uma panaceia salvadora Para resgatar os homens. Os “enviados” antecessores de Mani na Terra, não teriam sido bem compreendidos, então, ele precisaria vir completar a missão deles, como o consolador prometido por Jesus, para salvar os eleitos do Pai.


Exumando a insepulta doutrina, intenta-se dividir o Brasil em dois bandos, qual óleo e água que não se misturam. O outro é visto como um adversário, perigoso inimigo, demônio, Satanás; o diferente só tem defeitos e nenhuma virtude, é mau, deve ser exterminado, custe o que custar. Quanto mais o “imperdoável discordante” se der mal, melhor, pois, então, o “bem” resplandecerá. Afinal, “é nós contra eles” e o resto, que se dane! O mal feito do passado, justifica qualquer erro do presente?

A corrupção de ontem, abona a desonestidade de hoje? A desvergonha do pretérito, desculpa o falso moralismo de agora? … Não podemos esquecer, que somos todos um só povo, um só país, que teve e tem como característica marcante a diversidade e o necessário respeito às diferenças. Quem tenta nos dividir, está contra nós. Não temos que combater uns contra os outros, como robóticos marionetes de interesses politiqueiros. Precisamos acordar a cidadania e lutar unidos, contra nossos algozes de qualquer ideologia que atente contra o bem comum.


Lembra do “cabo de guerra”? Aquela brincadeira onde dois grupos competem numa disputa de força? Pois bem. No puxa puxa do maniqueísmo político, a população figura como a corda, os “idiotas úteis”, ou inúteis, tracionados à exaustão na balbúrdia da polarização, manobra insana do poder a qualquer custo. E “como nunca antes na história”, o bem e o mal vão servindo de toscos e caricatos disfarces para a peleja entre mentira e inverdade, hipocrisia e demagogia, faz de conta e dissimulação. Esquerda e direita, se mostrando como as duas faces da apodrecida moeda do fisiologismo político, parindo falsos “salvadores” ao gosto da ignorância ingênua de devotos torcedores, que buscam uma ilusão para acreditar, chamar de sua. E em meio à uma patética “chuva de fake news” de todos os lados, sem o menor escrúpulo, vai-se misturando religião e política para tentar se dar bem, usando o “santo nome de Deus em vão”, ainda que desmentindo a lição crística: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22:21).



13 comentários:

  1. Uma bela e perfeita critica nesta luta do bem(sic) x o mau.
    Uma historiação inteligente para uma reflexão do que vivemos e assistimos.
    Excelente amigo.
    Ainda havemos de ver uma grande nação?
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, as tempestades sempre passam e o sol dissipa as nuvens tenebrosas para tornar a brilhar. Deus salve o Brasil!

      https://www.youtube.com/watch?v=YkEMEFvVMjQ

      Um abraço e um bom fim de semana.

      Excluir
  2. Como sou ignorante! Eu pensava que para ser ministro do STF, fosse preciso ser um bom jurista, jamais imaginei a necessidade de ser evangélico, católico, espírita ou de qualquer outra religião. Não sei porque, isso me faz lembrar a idade média, o tribunal do "santo" ofício, inquisição... Estariam tentando exumar os fantasmas do passado? Essa promiscuidade entre religião e os poderes terrenos nunca deu em boa coisa. Vade retro! O sangue de Jesus tem poder!

    https://www.youtube.com/watch?v=zHk4gcTLq-E

    ResponderExcluir
  3. Uma postagem tão delicada que até custa opinar! Gostei de ler!

    Insisto sempre na Criança que tento ser. [POETIZANDO E ENCANTANDO] .
    Beijos e um excelente fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tonico!

    Que textão! Quanta sabedoria e recados tu envias, para além do 1º parágrafo, que explica coisas importantes.!

    Olha, acho que o Brasil está vivendo agora na Idade Média. Estou estupefacta! Pensei que Bolsoanaro fosse um homem da Idade Contemporânea, mas ele vive bem pra trás, está revelando demência e está enleado com a religião.
    Há muitos evangélicos no teu país e foram eles que votaram nele e mais aqueles ingénuos, que pensavam que ele iria mudar a situação social e económica pra melhor.

    A ladainha dele: o Brasil acima de bla bla bla e deus bla bla bla. Isso é caso patológico.

    Não escutei ainda o vídeo, devido ao adiantado da hora, mas pelas tuas palavras, cheguei lá, facilmente. O homi tá passado da cabeça. Ponham no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL uma pessoa, um ministro agnóstico ou ateu. Pode ser k assim a "coisa" resulte, satisfatoriamente.

    "A religião é o ópio do povo", já alguém disse, Marx, creio, e é bem verdade. Teu Brasil, um dos países mais corruptos e violentos do mundo, fala de deus para cá, de deus para lá, qdo deus, para quem é crente, é amor.

    BOM antónimo MAU
    BEM antónimo MAL

    É assim, não é? É só pra eu entender -rs.

    Bisous sem religião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daí você não tinha como saber. Mas, aqui, se iludiu e se ilude quem quer. Ele não mentiu, não enganou ninguém. Mostrou quem era e o que iria fazer. Está cumprindo as "ameaças" de campanha. Religião e política junto nunca deu certo, é uma mistura desastrosa como mostra fartamente a história.

      Mas, para se livrar de um mal esquerdofrênico, o ódio dos insensatos, fez o Brasil meter o pé na jaca direitóide. Como eu já lhe disse antes, mandaram para o segundo turno os dois piores candidatos. Agora, não adianta chorar o leite derramado.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Sim, pensei que Bolsonaro poria alguma ordem no teu Brasil, só que eu desconhecia que ele não sabia e não sabe distinguir crença religiosa de política, para além de falta de atributos, de conhecimentos, das nuances do seu passado e que tenho vindo a conhecer agora.

      Não sabe ser Presidente, não tem perfil, nem frente, nem costas -rs. Acredito que nas próxima eleições, caso o sistema aguente até lá, ganhará a esquerda, ah, mas os evengélicos… -rs!!!!!!!!!!!!!!!!! Bem, mas os evangélicos já existiam qdo Lula e Dilma governaram, né?

      Então, o triplex, que se pensava ser de Lula não é, afinal. O Papa Francisco escreveu uma carta a Lula da Silva se solidarizando com ele. Isso mostra alguma coisa. O que achas?

      Beijos e boa semana.

      Excluir
    3. O Brasil precisa sair dos extremos, romper com essa nefasta polarização. Temos que começar a arrumar a casa pelo centro e se tudo der certo, em uns 50 anos, os sobreviventes poderão observar algum resultado.

      Além do viés de esquerda de Francisco, ele apenas respondeu à carta enviada por Lula, que é mestre em chamar para si e seu vitimismo artificial os holofotes do noticiário esquerdofrênico. Além do apartamento, ele vai ser condenado pelo sítio. Fora o que não se sabe.

      O Brasil mais do que nunca, perdeu a seriedade.

      Um abraço.

      Excluir
    4. Bem, dizem que no centro reside a virtude. 50 anos não será pouco tempo -rs?

      Ah, agora está tudo explicadinho. Pois, Lula escreveu e Francisco e esse com sua "veia" esquerdista lhe respondeu. Entendi, agora!

      Onde fica o apartamento de Lula? Sítio chique, né? A justiça tem de ser justa.

      Que bagunçada e trapalhada! Gente honesta se precisa!

      Beijos.

      Excluir
    5. Quando digo 50 anos, estou tentando ser otimista. O apartamento da condenação fica no litoral paulista, outros, se tem, ninguém sabe. Segundo as más línguas, um outro ex-presidente, tem um em Paris. O sítio que ele diz ser de um amigo, fica no interior de São Paulo. Como tem amigo generoso esse povo! Rs rs rs... Triste Brasil.

      Inté!

      Excluir
  5. Querido amigo Antonio, bem dissestes,"... mandaram para o segundo turno os dois piores candidatos. Agora, não adianta chorar o leite derramado." não mesmo, cada dia uma catastrófica tentativa de acerto pelo insano presidente, que nunca sabe o que diz!
    Semana decisiva essa dos primeiros dias de junho, veremos se há ou não saída?!
    Lamentável, bem dissestes em seu texto, todos estão uns contra os outros, "ele não mentiu, não enganou ninguém"sempre se mostrou o que é e sempre foi, não nos parece que haverá alguma forma de fazer as coisas melhorarem, que pena!
    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita. Aqui você pode deixar seu comentário. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.





Rosa da amizade/Afeto enviada pela CÉU.


Rosa da amizade/Afeto enviada pela CÉU.


Troféu rosa da amizade/Afeto.


Rosa da amizade/Afeto do Poetizando e encantando da Professora Lourdes..



Follow
View My Stats

DMCA.com Protection Status


@INSTAGRAM