Quem é esse tal de Fevereiro?



... 11º e último mês no calendário luni-solar romano até 46 a.C.. Por ser o último mês do ano, ficou apenas com 28 dias, exceto nos anos bissextos, quando lhe é acrescido um dia. Único mês com menos de 30 dias, isso por conta de injunções políticas...




Fevereiro, obra de Leandro Bassano. #PraCegoVer

Peculiar por sua duração, o mês, mistura religião, política, paganismo, festa e mitologia para construir sua identidade singular:

Segundo mês do ano, tanto pelo calendário gregoriano, como pelo antigo calendário juliano, fevereiro era o 11º e último mês no calendário luni-solar romano até 46 a.C.. Por ser o último mês do ano, ficou apenas com 28 dias, exceto nos anos bissextos, quando lhe é acrescido um dia. Único mês com menos de 30 dias, isso por conta de injunções políticas; Para não “ficar por baixo”, em 8 a.c, o Imperador César Augusto, jogou um dia de fevereiro para agosto, afim de que esse ficasse com 31 dias, que nem julho, mês que homenageia Júlio César. 3º e último mês do inverno no Hemisfério norte e do verão no Hemisfério sul,
seu nome, fevereiro, tem origem no latim februarius, que por sua vez, vem de Fébruo, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. E, como canta Jorge Ben jor, para quem mora “num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Em fevereiro, tem carnaval...”

Comumente em fevereiro, ocorrendo por vezes em março. Intimamente relacionado com velhos ritos pagãos, na tradição cristã, o carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa, celebrada no domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera no Hemisfério Norte, o que acontece entre 22 de março e 25 de abril; é a quaresma para os católicos, representando os quarenta dias que Jesus passou no deserto; daí a recomendação do jejum, da abstinência do consumo de carne. Antecedendo a isso, o carnaval, do latim carnis levale, época em que, na Grécia e em Roma, se dava o culto a Dionísio, o Baco dos romanos; divindades associadas ao vinho e aos prazeres, inspiradores de festas com cunho sexual, orgias, bacanais com farta bebedeira. Assim os festejos momescos seguiram até os dias de hoje ao gosto de cada cultura.

Esse é fevereiro.

Postado aqui em 01 de fevereiro de 2020.

Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

4 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Sinceramente, desconhecia estas particularidades de Fevereiro...

    Que seja um bom mês, sem exageros, melhor do que o que findou.

    Tudo pelo melhor, Amigo.

    O meu abraço afetuoso
    ~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seja melhor sim. Estamos precisando de boas notícias nesse mundo tão conturbado, nesses dias tão estranhos. E, vamos aprendendo todos juntos.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  2. Amei saber estas particularidades deste mês. O mês que passou foi um tanto conturbado para mim, espero que este seja bem abençoado e iluminado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse janeiro foi um tanto complicado para muita gente. Vamos aprendendo todos juntos, seguindo na busca por dias melhores, menos problemáticos.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.