Quem é esse tal de Fevereiro?



... 11º e último mês no calendário luni-solar romano até 46 a.C.. Por ser o último mês do ano, ficou apenas com 28 dias, exceto nos anos bissextos, quando lhe é acrescido um dia. Único mês com menos de 30 dias, isso por conta de injunções políticas...




Fevereiro, obra de Leandro Bassano. #PraCegoVer

Peculiar por sua duração, o mês, mistura religião, política, paganismo, festa e mitologia para construir sua identidade singular:

Segundo mês do ano, tanto pelo calendário gregoriano, como pelo antigo calendário juliano, fevereiro era o 11º e último mês no calendário luni-solar romano até 46 a.C.. Por ser o último mês do ano, ficou apenas com 28 dias, exceto nos anos bissextos, quando lhe é acrescido um dia. Único mês com menos de 30 dias, isso por conta de injunções políticas; Para não “ficar por baixo”, em 8 a.c, o Imperador César Augusto, jogou um dia de fevereiro para agosto, afim de que esse ficasse com 31 dias, que nem julho, mês que homenageia Júlio César. 3º e último mês do inverno no Hemisfério norte e do verão no Hemisfério sul,
seu nome, fevereiro, tem origem no latim februarius, que por sua vez, vem de Fébruo, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. E, como canta Jorge Ben jor, para quem mora “num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Em fevereiro, tem carnaval...”

Comumente em fevereiro, ocorrendo por vezes em março. Intimamente relacionado com velhos ritos pagãos, na tradição cristã, o carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa, celebrada no domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera no Hemisfério Norte, o que acontece entre 22 de março e 25 de abril; é a quaresma para os católicos, representando os quarenta dias que Jesus passou no deserto; daí a recomendação do jejum, da abstinência do consumo de carne. Antecedendo a isso, o carnaval, do latim carnis levale, época em que, na Grécia e em Roma, se dava o culto a Dionísio, o Baco dos romanos; divindades associadas ao vinho e aos prazeres, inspiradores de festas com cunho sexual, orgias, bacanais com farta bebedeira. Assim os festejos momescos seguiram até os dias de hoje ao gosto de cada cultura.

Esse é fevereiro.

Postado aqui em 01 de fevereiro de 2020.

4 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Sinceramente, desconhecia estas particularidades de Fevereiro...

    Que seja um bom mês, sem exageros, melhor do que o que findou.

    Tudo pelo melhor, Amigo.

    O meu abraço afetuoso
    ~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seja melhor sim. Estamos precisando de boas notícias nesse mundo tão conturbado, nesses dias tão estranhos. E, vamos aprendendo todos juntos.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  2. Amei saber estas particularidades deste mês. O mês que passou foi um tanto conturbado para mim, espero que este seja bem abençoado e iluminado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse janeiro foi um tanto complicado para muita gente. Vamos aprendendo todos juntos, seguindo na busca por dias melhores, menos problemáticos.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato