Salada de páscoa - A arte da vida. Apon HP

Bom estar com você aqui no A ARTE DA VIDA. APON HP!


Dê um toque. Leia um escrito especialmente sorteado para você. Clique na figura abaixo.
Clique aqui, para ler um texto aleatoriamente selecionado pelo sistema.

Salada de páscoa

Publicado em terça-feira, 7 de abril de 2020



... Tudo junto e misturado. O catolicismo terminou por trocar os ritos pagãos de Ostara pela Páscoa, com ovos, coelhinho e tudo mais. O que se evidencia, quando reparamos no nome da Páscoa em inglês, Easter, muito semelhante a...




Ostara por Johannes Gehrts. #PraCegoVer

Não, não se trata de nenhuma receita culinária; abordaremos aqui a “salada cultural”, composta por ingredientes cristãos, judaicos, pagãos...Que, entre outras coisas, misturou na páscoa; Jesus, coelhinho e ovos de chocolate.

Originária do hebraico, a palavra páscoa ou Pessach, significa: passar, passagem. “Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou”. Como encontramos em Êxodo 12, 27. Numa alusão a libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio, fortemente marcada pela passagem/travessia do mar vermelho e os 40 anos que se sucederam.  Com o advento da ressurreição de Jesus, o cristianismo incorpora um novo sentido à celebração, referindo-se a passagem/travessia do Cristo, que retorna à vida. Diversas línguas, preservaram esse sentido original da palavra, o que não ocorreu no inglês e no alemão, por focarem mais, digamos, na versão pascal pagã. Assim sendo, importa diferenciarmos as manifestações pagãs , judaicas e cristãs, modernamente tão confundidas. É sempre bom saber o que é o que. E de quem.

na mitologia anglo-saxã, nórdica e germânica; Ostara.
Eostre, Ēostre ou Ostera figura como deusa da fertilidade, amor e renascimento. Conforme a Wikipédia; na primavera, lebres e ovos coloridos despontavam como símbolos vinculados a ela, aludindo à fertilidade e renovação. Das tradições pagãs veio o termo Inglês Easter e Ostern em alemão. Os antigos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Ela era tida como “Deusa da Aurora”, divindade anglo-saxã, teutônica, da Primavera, Ressurreição e Renascimento. Nomeando o Sabbat Pagão, que celebra o renascimento, chamado de Ostara.

Tudo junto e misturado. O catolicismo terminou por trocar os ritos pagãos de Ostara pela Páscoa, com ovos, coelhinho e tudo mais. O que se evidencia, quando reparamos no nome da Páscoa em inglês, Easter, muito semelhante a Eostre.

Segundo conta a lenda:

“Eostre tinha uma especial afeição por crianças. Onde quer que ela fosse, elas a seguiam e a deusa adorava cantar e entretê-las com sua magia.

Um dia, Eostre estava sentada em um jardim com suas tão amadas crianças, quando um amável pássaro voou sobre elas e pousou na mão da deusa. Ao dizer algumas palavras mágicas, o pássaro se transformou no animal favorito de Eostre, uma lebre. Isto maravilhou as crianças. Com o passar dos meses, elas repararam que a lebre não estava feliz com a transformação, porque não mais podia cantar nem voar.

As crianças pediram a Eostre que revertesse o encantamento. Ela tentou de todas as formas, mas não conseguiu desfazer o encanto. A magia já estava feita e nada poderia revertê-la. Eostre decidiu esperar até que o inverno passasse, pois nesta época seu poder diminuía. Quem sabe quando a Primavera retornasse e ela fosse de novo restituída de seus poderes plenamente pudesse ao menos dar alguns momentos de alegria à lebre, transformando-a novamente em pássaro, nem que fosse por alguns momentos.

A lebre assim permaneceu até que então a Primavera chegou. Nessa época os poderes de Eostre estavam em seu apogeu e ela pôde transformar a lebre em um pássaro novamente, durante algum tempo.

Agradecido, o pássaro botou ovos em homenagem a Eostre. Em celebração à sua liberdade e às crianças, que tinham pedido a Eostre que lhe concedesse sua forma original, o pássaro, transformado em lebre novamente, pintou os ovos e os distribuiu pelo mundo.

Para lembrar às pessoas de seu ato tolo de interferir no livre-arbítrio de alguém, Eostre entalhou a figura de uma lebre na lua que pode ser vista até hoje por nós”.


Seja como for. Feliz páscoa! Com muito respeito ao pensar, sentir e crer de cada um. Humanidade renovada e renovadora, eis o que precisamos para construir um mundo melhor, singular pluralidade, respeito a diversidade que nos irmana em Deus, Yahweh, Jeová, YHWH, Aton, Elohim, Adonai, Alá, Brâman, Baha, Waheguru, Aúra-Masda, Mawu, Olorun, Zambi, Guaraci, Jahbulon, Oxalá, Jah...

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



8 comentários:

  1. As coisas que aqui se ensinam. Gostei de ler. Fiquei com um maior conhecimento
    .
    Saudações

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito de ler essa postagem, acresceu meus conhecimentos, pois, não conhecia a lenda de Eostre, valeu!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, eu também não conhecia. Pesquisando para escrever sobre a páscoa foi que descobri essa pérola, um belo mito.

      https://www.youtube.com/watch?v=5WP4IiWuPW4

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  3. Mais um interessante texto! :)

    -
    Fazes-me falta...
    -
    Beijo e uma boa noite
    "Proteja-se"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante é descobrir que temos sempre o que aprender, o conhecimento não se esgota.

      https://www.youtube.com/watch?v=-1qe7G3Yo1A

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  4. Olá, estimado António.
    Não conhecia a lenda pagã...
    Nós festejamos mais com amêndoas, vós mais com chocolates,
    mas é a festa da ressurreição...

    Tenha uma Páscoa de convívio caloroso e carinhoso com os seus.
    Tudo pelo melhor.
    Abraço afetuoso.
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diversidade das manifestações culturais, só enriquece a pluralidade humana. As diferenças, paradoxalmente, nos irmanam.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir

Obrigado por sua visita. Aqui você pode deixar seu comentário. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.




Rosa da amizade/Afeto enviada pela CÉU.


Rosa da amizade/Afeto enviada pela CÉU.


Troféu rosa da amizade/Afeto.


Rosa da amizade/Afeto do Poetizando e encantando da Professora Lourdes..



|Siga-nos|Livros|Clima e cotações|Faça uma doação|



Nosso conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Antonio Pereira Apon. E inclua o link para o site: WWW.aponarte.com.br
É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem nossa prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Fale conosco.





Follow
View My Stats

DMCA.com Protection Status


@INSTAGRAM