Salada de páscoa - Apon na arte da vida

Bom estar com você aqui no APON NA ARTE DA VIDA!



Leitura sorteada - Nossos vídeos

Postagem em destaque

Por onde anda você?

Você, que vaga em meus sonhos, qual a brisa de outrora; acordando sentidos, acarinhando sentimentos; exumando lembranças, memórias ...

Salada de páscoa

Publicado em sexta-feira, 1 de abril de 2022


Ostara por Johannes Gehrts. #PraCegoVer

Não, não se trata de nenhuma receita culinária; abordaremos aqui a “salada cultural”, composta por ingredientes cristãos, judaicos, pagãos...Que, entre outras coisas, misturou na páscoa; Jesus, coelhinho e ovos de chocolate.


Originária do hebraico, a palavra páscoa ou Pessach, significa: passar, passagem. “Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou”. Como encontramos em Êxodo 12, 27. Numa alusão a libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio, fortemente marcada pela passagem/travessia do mar vermelho e os 40 anos que se sucederam.  Com o advento da ressurreição de Jesus, o cristianismo incorpora um novo sentido à celebração, referindo-se a passagem/travessia do Cristo, que retorna à vida. Diversas línguas, preservaram esse sentido original da palavra, o que não ocorreu no inglês e no alemão, por focarem mais, digamos, na versão pascal pagã. Assim sendo, importa diferenciarmos as manifestações pagãs , judaicas e cristãs, modernamente tão confundidas. É sempre bom saber o que é o que. E de quem.


Na mitologia anglo-saxã, nórdica e germânica; Ostara.


Eostre, Ēostre ou Ostera figura como deusa da fertilidade, amor e renascimento. Conforme a Wikipédia; na primavera, lebres e ovos coloridos despontavam como símbolos vinculados a ela, aludindo à fertilidade e renovação. Das tradições pagãs veio o termo Inglês Easter e Ostern em alemão. Os antigos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Ela era tida como “Deusa da Aurora”, divindade anglo-saxã, teutônica, da Primavera, Ressurreição e Renascimento. Nomeando o Sabbat Pagão, que celebra o renascimento, chamado de Ostara.


Tudo junto e misturado. O catolicismo terminou por trocar os ritos pagãos de Ostara pela Páscoa, com ovos, coelhinho e tudo mais. O que se evidencia, quando reparamos no nome da Páscoa em inglês, Easter, muito semelhante a Eostre.

Segundo conta a lenda:


“Eostre tinha uma especial afeição por crianças. Onde quer que ela fosse, elas a seguiam e a deusa adorava cantar e entretê-las com sua magia.


Um dia, Eostre estava sentada em um jardim com suas tão amadas crianças, quando um amável pássaro voou sobre elas e pousou na mão da deusa. Ao dizer algumas palavras mágicas, o pássaro se transformou no animal favorito de Eostre, uma lebre. Isto maravilhou as crianças. Com o passar dos meses, elas repararam que a lebre não estava feliz com a transformação, porque não mais podia cantar nem voar.


As crianças pediram a Eostre que revertesse o encantamento. Ela tentou de todas as formas, mas não conseguiu desfazer o encanto. A magia já estava feita e nada poderia revertê-la. Eostre decidiu esperar até que o inverno passasse, pois nesta época seu poder diminuía. Quem sabe quando a Primavera retornasse e ela fosse de novo restituída de seus poderes plenamente pudesse ao menos dar alguns momentos de alegria à lebre, transformando-a novamente em pássaro, nem que fosse por alguns momentos.


A lebre assim permaneceu até que então a Primavera chegou. Nessa época os poderes de Eostre estavam em seu apogeu e ela pôde transformar a lebre em um pássaro novamente, durante algum tempo.


Agradecido, o pássaro botou ovos em homenagem a Eostre. Em celebração à sua liberdade e às crianças, que tinham pedido a Eostre que lhe concedesse sua forma original, o pássaro, transformado em lebre novamente, pintou os ovos e os distribuiu pelo mundo.


Para lembrar às pessoas de seu ato tolo de interferir no livre-arbítrio de alguém, Eostre entalhou a figura de uma lebre na lua que pode ser vista até hoje por nós”.


Seja como for. Feliz páscoa! Com muito respeito ao pensar, sentir e crer de cada um. Humanidade renovada e renovadora, eis o que precisamos para construir um mundo melhor, singular pluralidade, respeito a diversidade que nos irmana em Deus, Yahweh, Jeová, YHWH, Aton, Elohim, Adonai, Alá, Brâman, Baha, Waheguru, Aúra-Masda, Mawu, Olorun, Zambi, Guaraci, Jahbulon, Oxalá, Jah...


Postado aqui em 07 de abril de 2020.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.

Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


16 comentários:

  1. As coisas que aqui se ensinam. Gostei de ler. Fiquei com um maior conhecimento
    .
    Saudações

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito de ler essa postagem, acresceu meus conhecimentos, pois, não conhecia a lenda de Eostre, valeu!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, eu também não conhecia. Pesquisando para escrever sobre a páscoa foi que descobri essa pérola, um belo mito.

      https://www.youtube.com/watch?v=5WP4IiWuPW4

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  3. Mais um interessante texto! :)

    -
    Fazes-me falta...
    -
    Beijo e uma boa noite
    "Proteja-se"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante é descobrir que temos sempre o que aprender, o conhecimento não se esgota.

      https://www.youtube.com/watch?v=-1qe7G3Yo1A

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  4. Olá, estimado António.
    Não conhecia a lenda pagã...
    Nós festejamos mais com amêndoas, vós mais com chocolates,
    mas é a festa da ressurreição...

    Tenha uma Páscoa de convívio caloroso e carinhoso com os seus.
    Tudo pelo melhor.
    Abraço afetuoso.
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diversidade das manifestações culturais, só enriquece a pluralidade humana. As diferenças, paradoxalmente, nos irmanam.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  5. Oi, Tonico!

    Um início bíblico, que uma ou outra passagem desconhecia.
    Não sei se há alguma festa ou cerimónia religiosa, que não tenha como base o paganismo. Já devia ter havido evolução.
    Gostei de conhecer a história da deusa Eostre e seus poderes. Nunca vi lebres na lua ou que a esses animais se assemelhassem.
    O pássaro colocou ovos em homenagem a Eostre? A Mitologia é fantástica.
    Pesquisaste no Google?
    Tanto nome tem Deus!

    Beijos e boa páscoa, sobretudo com saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mito e realidade, sagrado e profano se misturam e confundem nas mais diversas tradições, é o ser humano inventando e reinventando. Pena que muitos ainda insistam em confundir fanatismo com fé e mitologia com realidade. Mas, celebremos a vida como ela é ou como queiramos que seja. Fora do Google, não há mais salvação. Rs rs rs...

      Bom e santo restar de feriado pascal.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  6. P elo Amor derramado
    A paz enfim reinou
    S ó nos resta o Amado
    C om todo esplendor
    O sol nos vem calado
    A contemplar tanto Amor

    Feliz Páscoa, amigo Antonio!
    Abraços fraternos e festivos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus conosco! Redivivo, ressurgido; eterno e Divino Mestre, Amigo, Irmão...

      Feliz domingo de páscoa e uma boa semana.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  7. Olá Antônio
    Um momento de união familiar, de novas atitudes perante a vida e de relembrar o poder da gratidão. É Páscoa! Que você tenha um dia tão puro quanto o seu coração.
    Que o seu amor seja renovado e que o espírito do nosso Senhor preencha o seu peito neste dia de bênçãos. Feliz Páscoa.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Cristo redivivo que derrotou a morte, inspire a cada um de nós, todos os dias e instantes do nosso viver, acordando o melhor que dormita em nosso íntimo. Paz, luz e todo o bem para você, parentes, amigos e toda a família humana.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  8. Querido amigo Antonio, que linda postagem, fascinante essa leitura, aprendendo sempre, mito se mistura com a realidade e assim nos tocamos na alma os verdadeiros valores dessa!
    Amei ler aqui, amando a vida, pois somente assim poderemos evoluir!
    A Páscoa já passou, mas as lições sempre ficam!
    abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mitologia da verdade e a verdade da mitologia, nos convidam a aprender e discernir, perceber o espírito da letra.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir

Obrigado por sua visita. Aqui você pode deixar seu comentário. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.

@INSTAGRAM