A roseira e o jambeiro. Como surgiram os espinhos da rosa



... o amor é como uma rosa sem espinhos, em sua composição de plena, encantadora beleza perfumosa, perfeito versar de ser flor. Portanto, cuidado. Não permita o ciúme proliferar...




Flores do jambeiro. #PraCegoVer

Conta uma antiga lenda que eu acabo de criar:

Uma roseira e um jambeiro, cresceram juntos naquele aprazível recanto de múltiplas flores e diversos frutos. Se davam bem e muito se amavam. O jambeiro, quieto, sempre na dele e na paz de Nosso Senhor. Mas, a roseira danou a ciumar; hora era o jambo, seu fruto agre doce que muito apreciado, chamava atenção, noutras horas, era a poesia da sua floração que atraía os olhares e atiçava a ciumenta. Assim, teve briga com Violetas, Margaridas, Hortênsias, Magnólias... Até que um dia, a ciumeira provocou um desastre. Lembra daquela marchinha da jardineira? Pois é; a camélia se acabava de rir com a ciumada da roseira e naquele dia, se desequilibrou, caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu. Além daquele infausto episódio, a “rainha das flores”, que até então, tinha hastes lisas, passou a ver despontarem em seus galhos, mais e mais espinhos.

Se não foi, assim fica sendo: os espinhos da rosa, são frutos do ciúme, um alerta pros amantes. Pois, o amor é como uma rosa sem espinhos, em sua composição de plena, encantadora beleza perfumosa, perfeito versar de ser flor. Portanto, cuidado. Não permita o ciúme proliferar agudo e contundente.

Continua depois da publicidade.


Você também pode gostar de ler:



Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.


12 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Boa tarde:- E há rosas sem espinhos?
    .
    Uma boa semana
    Cuide-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora da fábula, metáfora que aqui propomos, já se desenvolvem sim, variedades de rosas sem espinhos.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  2. Maravilhosos. As rosas com espinhos também fazem parte!:)
    -
    Farol em agitação ...

    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  3. Boa tardinha de esperança, amigo Antonio!
    Pena que exista ciúme! Perde-se energia inutilmente.
    Muito boa a fábula!
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  4. Uma fábula maravilhosa que nos apresenta o ciúme como espinho que machuca e, muitas vezes, estraga e acaba com relacionamentos.
    Beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá, querido Tonico!

    Sempre pensei que fábula era com animais e não com plantas, mas se tu usaste árvores, então, é porque também se pode adaptar.

    Não sabia, nem conhecia o jambeiro, mas estive pesquisando e especialmente o vermelho pode ter 15 metros de altura. Que árvore frondosa e bonita! A roseira é mais maneirinha, mas muito bonita também, embora tenha seus espinhos, castigo do universo devido a suas atitudes, assim conta a fábula.

    Admito o ciúme, qdo tem justificação, mas não o entendo, nem o admito qdo é inventado da cabeça de homem ou mulher. As mulheres costumam ser mais ciumentas que os homens, pke a maior parte dos homens tende a ser infiel, mas nos tempos k correm, há quase igualdade, nesse aspeto, entre homem e mulher. Esta trai e o homem também. Evidente que há exceções, e sei que tu és uma delas, pke te "conheço" há 9 anos.

    Algumas vezes tb se fabricam ciúmes para dar o fora no cara ou na mulher, visto não existir aquele amor que se pensava poder haver. Então, cada um vai à sua vida e ficam amigos, se ambos assim entenderem.

    Pobrezinha da camélia, que acabou morrendo, devido à queda. Pois, a parvalhona da roseira discutiu com todas as "mulheres"-flores (insegurança e vida passada com problemas graves) e como castigo adquiriu espinhos, que incomodam as mãos e o coração.

    A metáfora k criaste se pode adaptar aos humanos, e creio ter sido essa tua intenção. Pode ser que os ciumentos ou ciumentas sem motivo, repito sem motivo, pensem, agora, não duas vezes, mas quatro.

    Beijos e malmequeres brancos para ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Animais, plantas, coisas inanimadas... Tudo serve às fábulas, às metáforas que dão recados para além do lugar comum. O ciúme desmedido e injustificado, é erva daninha, que espinha a alma enciumada e finda por ferir a relação, por vezes, de morte. O amor de verdade, liberta, espalhando o perfume da confiança e do bem querer.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  6. Criaste uma fábula exuberante Antônio
    Ciúmes são sentimentos corrosivos e vira e mexe acaba com a relação
    Não há amor que resista às investidas de ciúme
    Adorei ler. Ficou um show. Parabéns pela criação excepcional
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ciúme é cáustico veneno que entorpece o bem querer, antes de matar o amor. Delírio da posse, desatino passional.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato