Detox do ser



... eliminando os radicais livres do orgulho, as toxinas da vaidade e do egoísmo, a gordura do ego; controla a pressão das materialidades, o metabolismo dos quereres efêmeros; corrige os níveis de futilidade, inveja, ambição, e as mais diversas distonias do comportamento; combate o...



Suco de vegetais. #PraCegoVer

Vivemos uma verdadeira epidemia, a febre da moda detox: sucos, chás, sachês, shakes, suplementos, cápsulas, pílulas, dietas… Não vamos aqui, entrar no mérito da questão da efetividade ou não dessas coisas. Partindo do pressuposto de que funcionem; cuidar do corpo, buscar desintoxicar o organismo, é uma atitude louvável, afinal de contas, trata-se da interface física, que permite nossa alma interagir com o mundo material. Contudo, não devemos esquecer o: “Mens sana in corpore sano”. Em bom português: mente sã em corpo são. fragmento da Sátira X do poeta romano Juvenal, representando a resposta do autor para o questionamento acerca do que deveríamos aspirar na vida.

Assim sendo, sabedores de que o ser integral, transcende à existência corpórea, precisamos bem cuidar da essência que nos anima e desintoxicar o espírito. Por isso, esse detox do ser:

No liquidificador do tempo, coloque o quanto puder de discernimento e gotas de lucidez a gosto. Em seguida, coloque uma boa porção de fé, outro tanto de esperança, inteligência; vá adicionando, amor, altruísmo, boa vontade; não pode faltar, perseverança, proatividade, solidariedade e fraternidade. Não poupe empatia, ela dá um sabor todo especial. Para adoçar, coloque otimismo e positividade, mas, não exagere, para o suco não ficar com sabor de uma doce ilusão.

Antes de bater, deixe os ingredientes em meditação consciencial por no mínimo,quinze minutos: para que a fé se depure, ganhe textura de verdade; a inteligência, fique com consistência de sabedoria, o amor se consolide e os demais ingredientes, se integrem para a mistura ideal. Bata até o suco ganhar textura e cor homogênea, beba todos os dias sem moderação.

Esse detox do ser, com o tempo, vai eliminando os radicais livres do orgulho, as toxinas da vaidade e do egoísmo, a gordura do ego; controla a pressão das materialidades, o metabolismo dos quereres efêmeros; corrige os níveis de futilidade, inveja, ambição, e as mais diversas distonias do comportamento; combate o fanatismo, as falsas certezas, a arrogância, egocentrismo, todo tipo de vícios e fugas.

Porém, para que a receita traga os efeitos desejados, use ingredientes legítimos, naturais, nada de artifícios transgênicos, cultivados com os agrotóxicos dos enganos, no terreno das fantasias. Prove e me diga, o que achou?

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

12 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Desde que o corpo e a mente se sintam bem tudo é elogiável seja exercício físico, pílulas ou coisas análogas
    .
    Tenha um dia feliz
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Devemos fazer uma alimentação com coisas que nos reforcem o sistema imunitário... Se forem caseiros melhor!
    -
    Pele aveludada onde passeiam os sábios.

    Beijos e um excelente dia... :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tonico!

    Que texto tão bem escrito e inteligente! Como gostaria de ter sido eu a escrevê-lo!

    Sabes tanto de Medicina e conheces bem o ser humano. Que bom! Assim tudo é mais fácil.

    Adorei a tua receita, que tentarei, sempre que possível, pôr em prática. É preciso despoluir corpo e mente para que sejamos mais felizes e saudáveis. Detoxique-se (esse verbo não existe)!

    Olha, eu ainda estou saboreando os ingredientes da receita, e me sinto bem mais leve e até mais humana.

    A imagem escolhida é muito tentadora: tanto fruto e suco! Bora lá tomar um de coco! Aceitas meu convite?

    Espero que estejas bem e que a mortalidade causada pela Pandemia esteja diminuindo por aí.

    Beijos, um big abraço, devidamente higienizado e desinfetado e continue a ter muito cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mente sã em corpo doente, corpo sarado com mente adoecida, são coisas que não funcionam. O ser integral pede o equilíbrio de uma vida saudável, mente e corpo em harmonia.

      Como eu queria estar na Europa tomando um suco de civilização, longe dos acontecimentos insanos dessa terra alucinadamente desgovernada. Aqui o morticínio, só vai melhorar antes da vacina, se o impeachment nos livrar do vírus que foi produzido nas urnas da última eleição.

      https://www.youtube.com/watch?v=csk650GeJa8

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
    2. Mente e corpo têm de estar saudáveis, pois uma "coisa" não funciona sem a outra.

      E era tão bom tu estares a viver na Europa, mais propriamente no meu país e pertinho de minha casa. Tenho de ter cuidado com a frutose e laranja não posso comer, pke sou alérgica, mas todos os outros frutos posso, sem excesso.

      Que linda música e que conselhos tão inteligentes! Se todos fizéssemos como diz a canção, o mundo seria mto mais saudável.

      Escutei que já tinham morrido cerca de 40.000 pessoas com a pandemia, por aí, mas não sei se são dados oficiais. Hoje, estive escutando uma entrevista que Sérgio Moro deu à Televisão Portuguesa. Muito interessante. Deitou bem abaixo Bolsonaro e sua política.

      Beijos, querido!

      Excluir
    3. Tudo com parcimônia e comedimento, de acordo com as condições de cada um. Equilibrar mente e corpo, denota sabedoria. A natureza nos oferece todos os recursos e lições necessárias para uma vida saudável.

      Os números oficiais são subdimensionados por causa da baixa testagem, assim sendo, o número de casos e mortes, são ainda muito maiores do que os publicados e que o desgoverno gostaria de conseguir maquiar.

      Mas, tudo isso e as nefastas criaturas, hão de passar. dias melhores virão.

      Um abração imune, sem vírus nem Cloroquina.

      Excluir
  4. Beleza de texto, sim, tudo isso é muito saudável!
    Faz parte de nossa alimentação.
    Mas que foto linda, divina!!
    Beijo, muito saúde e paz nessa época que necessitamos muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida pede e precisa adequado alimento para corpo e mente, para que o viver se manifeste, colorido e belo.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.-se

      Excluir
  5. Boa tarde de paz, amigo Antonio!
    Que texto inteligente!
    A corrida atual é pelo Detox do corpo, mas a mente fica de fora e é a que mais precisa.
    Tomei a liberdade de ler todos comentários, também como a Céu, gostaria de ter sabido escrever um texto assim . Merece aplausos e admiração.
    Tenha um dia abençoado!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descuidados da essência, muitos, alimentam a ilusão da aparência. O ser integral, precisa respeitar a dualidade matéria/espírito, senão, não há saúde de verdade.

      Além de grandes poetisas, vocês são pessoas muito generosas e amigas.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.