Vida; manhã, tarde, noite; madrugada...


Amanhecer numa paisagem de estrada com árvores e névoa... #PraCegoVer

A vida amanhece a brincar numa incontida urgência, a matutina brisa da infância, se encorpa, rodopia jovial entre as flores do existir. Ensimesmada e voluntariosa, ela se arrisca, alheia ao tempo, descompromissada, desafia a tudo e todos. Julgando-se incompreendida, não compreende as regras e normas que intentam educar-lhe os arroubos da idade, o batidão de tantas vontades…

Vespertina, a vida vai se ajeitando entre o apreçar e a pressa, o ter e o ser disputando a rotina; o feito e o não feito cobrando tributo, pensares e sentires de quem se desencontra tentando se encontrar. Madura, ou ainda perseguindo um tardio maturar, ela costuma tocar, alternar baladas alegres ou tristes, administrando a “playlist” do “Happy Hour”, entardecer na biografia que se vai escrevendo…

Anoitece e avida cobra a sóbria calma de quem muito deve ter aprendido a compreender. Os reflexos do dia, repercutem no corpo e na mente; sem aquela anterior afobação, o cotidiano reclama maiores cuidados; na equação do tempo, na colheita dos frutos do que semeou, arrematar o por fazer, refazer ou aperfeiçoar o já feito. Um “Jazz”, um “blues”, uma reflexiva sonata; convidam, dão o tom da madrugada que se achega numa harmoniosa sinfonia…

O título desse escrito que a ela versa, resume, sintetiza a vida na estrutura de sua pontuação. Não tem “parágrafo”, pois ela não para um só instante; nada de ponto final, ela não finda! Já nasce com um “ponto e vírgula”, aquele respiro profundo, o suficiente para encher os pulmões da criança e acordar o primeiro choro de quem amanhece. Entre “vírgulas”, seguem os turnos, fases do viver; onde acontece a aventura do espírito humano na Terra. Aí, vem um novo “ponto e vírgula”, que, mal compreendido, é chamado por muitos de “último suspiro”. Quando na verdade, é aquele suspirar mais forte de quem embarca numa nova viagem. A madrugada é o espaço-tempo de quem transita entre o que já não é noite, porém, também ainda não é dia. Saguão, estação onde a vida infinda; “Check-out” do ontem, “Check-in” de um novo amanhecer…

Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Independentemente do tema que gostei de ler, desejo que
    .
    Tenha um domingo feliz

    ResponderExcluir
  2. Leitura, além de agradável, encantadora, é profunda e reflexiva sobre as fases da vida.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.