Precisamos agradecer, sempre!


Jovem de braços abertos num campo de girassóis, agradecendo a Deus. #PraCegoVer

Pode parecer paradoxal, difícil de entender; mas, precisamos agradecer por tudo que nos acontece. Muitos podem perguntar, agradecer o que? o ente querido que se foi? as dificuldades  que passamos? Doença, desemprego, tristeza? … Agradecer por quê? Admitindo que você seja espiritualista, independente do rótulo religioso que adote. Todos os grandes líderes das mais diversas religiões, deixaram claro que o espírito, a essência que nos anima, transcende ao corpo e a esse tempo que vivemos na Terra, onde estamos em curso, de passagem. A vida não é uma prova teórica; é um exame prático do nosso grau de espiritualidade; um “intensivão”, preparatório para a eternidade. Assim, tudo se faz aprendizado.

Diverso da realidade, várias escolas da fé, intencionalmente ou não, forjaram seus ensinos qual contos de fadas, pintando Deus com as cores de uma mágica fantasia, gracioso provedor das ilusões humanas. Daí, nós, alunos imaturos e indisciplinados que somos, intentamos levar a vida como um inconsequente intervalo de recreação e entretenimento, negligenciando o estudo, desaforando o tempo, desprezando oportunidades, desaproveitando recursos... No culto às materialidades viciantes e viciosas, entretidos pelas conveniências e vontades infantis, brincamos de viver na esperançosa ilusão de que as benesses celestes chovam sobre nós, que a mística do acaso nos favoreça a sorte, que o bem se improvise por geração espontânea, dissipando todo mal. Enfim, aguardamos que a ociosidade e a negligência, o vício e a omissão sejam premiados e que sejamos aprovados por nossa reprovável conduta, materialista, fútil e leviana.

Defrontados com o nosso próprio despreparo ante as constantes avaliações do existir, nos debatemos desesperados e desiludidos; deliberadamente incapacitados para as respostas precisas, nos desventuramos com os lastimáveis resultados que nos convidam a recomeçar.
Por isso, precisamos agradecer por tudo que nos tire da inércia e da acomodada estagnação, que nos acorde enquanto é tempo de fazer diferente, de reverter resultados adversos, recuperar, ainda que em parte, tudo o que temos desperdiçado. Muitas vezes, convocamos as lágrimas para regarem e fertilizarem o terreno inculto da nossa espiritualidade, só aí, despertamos para retirar as ervas daninhas, arrotear o solo, lançar sementes para produzir flores e frutos. Uma sacudidela do destino, nos liberta da província dos enganos, desata os nós da ignorância que nos retarda a marcha. A dor que nos visita, não é obra de Deus, não é castigo ou qualquer punição; é a colheita do, até aqui, desastroso plantil, individual e coletivo. O Pai nos ofereceu todos os recursos e entregou ao nosso livre-arbítrio a gestão do nosso desiderato. Portanto, agradeçamos, aprendamos e mudemos para poder mudar o mundo para melhor.

Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

2 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Boa noite de muita paz, amigo Antonio!
    Muito bom agradecermos.
    Acabo de ler outros post de gratidão, creio ser porque estou me sentindo como a mulher da imagem ilustrativo do seu precioso post.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão sempre! À vida, ao Deus verdadeiro, que paira acima das invencionices humanas. Tudo passa, e nós, precisamos aprender a por tudo passar.

      https://www.youtube.com/watch?v=LUSvWLcGXwo

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.