Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2014

Hoje é dia de quê?


Eu quero, eu posso, eu sou capaz

Imagem
Escola não é um prédio, não é onde se sabe tudo, nem o lugar das coisas prontas. É encontro de gente buscando saber, ensinar aprendendo, aprender ensinando; fazer, refazer num constante aprontar. É feito salada de frutas, tem um gosto plural que respeita o sabor singular de cada fruto. Escola é começo. Jamais fim! É sempre um meio, uma ponte para mais além. Para quem quer e se capacita para poder. É gente somando com a gente para fazer acontecer. Gente que não desiste nem desanima; acredita no que quer e pode, se faz vencedor. Mas que apontar caminhos, escola acorda a vontade de caminhar; descobrir, criar, inventar caminhos novos!

O Brasil é de todos os brasileiros!

Imagem
Considero perigosa qualquer forma de fanatismo (sobretudo o político) e acredito no voto como um ato eminentemente racional. Assim, não posso conscientemente, votar no que aí está. Não acredito em contos da Carochinha, Saci Pererê, boi tatá e a vida real, já me ensinou a mais de 10 anos, a não confiar em “Sapo barbudo” nem em insubstituíveis “Salvadores da pátria”. A alternância de poder é salutar em regimes verdadeiramente democráticos, descontinuando práticas que visam unicamente a perpetuação do domínio político, em detrimento dos interesses legítimos da nação.

Mentira. A grande "verdade"

Imagem
Se vivo, Goebels, chefe da propaganda nazista, sentiria grande orgulho por ter conseguido tantos "Discípulos" na política e na gestão pública em todo o mundo. Mas no Brasil com especial relevância: "Uma mentira repetida muitas vezes passa a ser verdade". Aqui na "Pinoquilândia" tupiniquim, o sujeito mente com a mesma naturalidade com que respira. É graduado em dissimulação, pós-graduado em inverdades, Mestre em lorotas, Doutor em mitomania e termina pós-doutorado em "conversa mole para boi dormir". Se metade do que político fala fosse verdade, já estaríamos exportando petróleo para o Oriente Médio, o Cidadão ficaria curado de qualquer doença só em entrar em um hospital do SUS, viraria doutor só em olhar para fachada de Escola Pública, comeria caviar, todos teriam casa de novela Global, assalariado andaria de Ferrari, aposentado do INSS viveria em cruzeiros pela Europa, teríamos trem bala para New York.

Ser Professor

Imagem
Professor não é sacerdote nem mero “profissional do ensino”; não é um simples repassador de conteúdos ou cumpridor de programas. Professor é um estado de espírito, um compromisso, ideologia, uma convicção! Professor é o soldado sempre alerta nessa guerra contra a ignorância, essa constante batalha contra um sistema deliberadamente alienante. Propositalmente mal pago, covardemente desrespeitado, vergonhosamente maltratado. Professor não cede, não desiste; luta, labuta, segue em frente! Por seus alunos, por suas certezas, por seu país! Contra os “podres poderes”, contra essa gente, que intenta adestrar indigentes do saber.

Preconceito. Nordestino não é espelho

Imagem
O preconceito depõe contra o preconceituoso. Acusa o pensar débil, a cognição tíbia de quem desacostumou-se a usar o discernimento e não consegue ver além dos clichês e estereótipos de uma "pasteurizada" e falsa cultura, misto de mediocridade e fútil arrogância.

Solvente humano

Imagem
Em química, diz-se que, solvente é a substância líquida capaz de solver ou dissolver outras. Aplicado ao comportamento humano, encontramos um pernicioso “solvente”, capaz de dissolver: Uma família feliz, uma amizade sincera, um amor verdadeiro, um sonho realizável, uma saúde forte, um caráter fraco, uma reputação sem