Ser Professor - Apon na arte da vida

Bom estar com você aqui no APON NA ARTE DA VIDA!



Leitura sorteada - Nossos vídeos

Postagem em destaque

Por onde anda você?

Você, que vaga em meus sonhos, qual a brisa de outrora; acordando sentidos, acarinhando sentimentos; exumando lembranças, memórias ...

Ser Professor

Publicado em terça-feira, 14 de outubro de 2014


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Professor não é sacerdote nem mero “profissional do ensino”; não é um simples repassador de conteúdos ou cumpridor de programas. Professor é um estado de espírito, um compromisso, ideologia, uma convicção! Professor é o soldado sempre alerta nessa guerra contra a ignorância, essa constante batalha contra um sistema deliberadamente alienante.


Propositalmente mal pago, covardemente desrespeitado, vergonhosamente maltratado. Professor não cede, não desiste; luta, labuta, segue em frente! Por seus alunos, por suas certezas, por seu país! Contra os “podres poderes”, contra essa gente, que intenta adestrar indigentes do saber.


Professor é assim: Como João a pregar no deserto, como chuva que faz rio, gota que faz mar, grão que faz montanha, semente que faz floresta... Sonha e realiza, espera e trabalha; enfrenta, embate, afronta... Os inimigos da educação? Como diria Quintana: “Eles passarão”. O Professor? “Passarinho”!


Vivas aos Professores de verdade, esses verdadeiros mestres da arte do educar. Artífices de um Brasil melhor, de uma sociedade mais justa, uma cidadania legítima e plural. Salve aos mestres de ontem, de hoje e do amanhã. Feliz dia do Professor!


15 de outubro. Dia do professor. Leia mais:


Bons e maus professores
Trovas de uma greve de professor
O professor e o ensineiro
Professor de ponta
Desempregando o plural. Os livro e os peixe
Educação pra que? criar cobra pra me morder?
Escola e alforria
Educação é a senha
Educação


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


2 comentários:

  1. Reclamam da qualidade da educação... Prometem melhorias... Mas isso tudo é a maior balela que ouço há tempos! Marionetes são bem mais fáceis de serem manipulados... Um pouco de pão e circo... todos se satisfazem e continua a roubalheira no país dos excluídos também da EDUCAÇÂO! Até quando?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação de verdade é incompatível com a politicagem que governa esse país. Viva a "bolsa ignorância"!

      Um abração e um feliz dia do Professor.

      Excluir

Obrigado por sua visita. Aqui você pode deixar seu comentário. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.

@INSTAGRAM