Ser Professor


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Professor não é sacerdote nem mero “profissional do ensino”; não é um simples repassador de conteúdos ou cumpridor de programas. Professor é um estado de espírito, um compromisso, ideologia, uma convicção! Professor é o soldado sempre alerta nessa guerra contra a ignorância, essa constante batalha contra um sistema deliberadamente alienante.


Propositalmente mal pago, covardemente desrespeitado, vergonhosamente maltratado. Professor não cede, não desiste; luta, labuta, segue em frente! Por seus alunos, por suas certezas, por seu país! Contra os “podres poderes”, contra essa gente, que intenta adestrar indigentes do saber.


Professor é assim: Como João a pregar no deserto, como chuva que faz rio, gota que faz mar, grão que faz montanha, semente que faz floresta... Sonha e realiza, espera e trabalha; enfrenta, embate, afronta... Os inimigos da educação? Como diria Quintana: “Eles passarão”. O Professor? “Passarinho”!


Vivas aos Professores de verdade, esses verdadeiros mestres da arte do educar. Artífices de um Brasil melhor, de uma sociedade mais justa, uma cidadania legítima e plural. Salve aos mestres de ontem, de hoje e do amanhã. Feliz dia do Professor!


15 de outubro. Dia do professor. Leia mais:


Bons e maus professores
Trovas de uma greve de professor
O professor e o ensineiro
Professor de ponta
Desempregando o plural. Os livro e os peixe
Educação pra que? criar cobra pra me morder?
Escola e alforria
Educação é a senha
Educação


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

2 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Reclamam da qualidade da educação... Prometem melhorias... Mas isso tudo é a maior balela que ouço há tempos! Marionetes são bem mais fáceis de serem manipulados... Um pouco de pão e circo... todos se satisfazem e continua a roubalheira no país dos excluídos também da EDUCAÇÂO! Até quando?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação de verdade é incompatível com a politicagem que governa esse país. Viva a "bolsa ignorância"!

      Um abração e um feliz dia do Professor.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.