“As aparências enganam”. Mesmo! O golpe


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Naquela hora, apenas uma vendedora e o vigilante estavam na loja de celulares. Dois homens entraram e se dirigiram ao balcão: Um era branco e bem vestido. O outro, negro e humildemente trajado. O primeiro pediu para ver modelos caros de tablets, enquanto o segundo queria um smartphone com um preço mais acessível. A atendente tratou ambos com igual cortesia e atenção, mas não conseguia disfarçar seu olhar de desconfiança para o cliente afrodescendente. Por seu lado, o segurança postado na entrada do estabelecimento, com o canto do olho, “escaneava” preconceituosamente o mesmo comprador.


Enquanto os funcionários se atinham preocupados com Um pretenso ladrão. O sujeito com “pinta de doutor”, enfiou o aparelho mais caro debaixo do paletó, sem ser percebido. Os dois homens saíram sem comprar nada.


Certamente, você já se apressou em suas conclusões sobre esse caso que ainda não terminou. Mas, antes do final, vamos refletir:


De um lado, racistas intentam demonizar negros e santificar brancos. Do outro, o inverso se tenta impor. Como se caráter tivesse a ver com raça, honestidade com etnia. Dignidade não tem cor, classe social, gênero, credo, opção sexual... Gente é gente!


Voltando ao nosso conto:


Mais tarde aqueles homens se encontraram e o que roubou o tablet, retirou do bolso algumas notas e entregou ao outro. Era a sua metade, fruto daquele premeditado e insuspeito golpe.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

2 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. "Gente é gente", tem gente de todo jeito, nossa, hoje em dia está muito comum pessoas de aparência idônea disfarçando e saindo com o furto sem nem sequer serem percebidos, negros ainda enfrentam muito preconceito, infelizmente!
    As aparências enganam né amigo?
    Abraços, gostei do texto reflexivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por conta do preconceito, o golpe deu certo. Somos todos seres humanos. O resto é insanidade e coisa de quem não tem nada de melhor para fazer.

      Um abração.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.