Eu, eu mesmo e o eu lírico


Desenhando Mãos, litografia de Maurits Cornelis Escher. #PraCegoVer

Na complexa simplicidade do ser, o eu se revela plural e não singular. Na verdade, o que denominamos de eu, é um conjunto de “eus”; não sendo apenas uma personalidade, mas um amontoado de personas. Dentre essas, em particular: o autor, o poeta abriga em sua essência, uma quase entidade autônoma, o eu lírico, também chamado de eu poético, que pode “pensar e sentir” de forma absolutamente diversa de si.

A literatura, a arte em geral e particularmente, a poesia, não se subordinam aos pensares, sentires e quereres da pessoa física do autor. Comumente, o eu lírico se manifesta imprevisível e surpreendente, mesmo para a mão que escreve. Diante disso: o melancólico, pode escrever com esfuziante alegria; um deprimido, versar com entusiasmo otimista; alguém desiludido, nos deleitar revelando paisagens oníricas… O eu poético, transcende a qualquer rótulo: gênero, etnia, credo, estilo, nacionalidade, ideologia… Não se submete a regras, normas, vontades, modismos… Dono de inegociável livre arbítrio, não obedece nem diz amém ou bate continência; enfrenta, confronta, afronta, desafora. Diz o que quer, doa a quem doer.

Portanto, muitas vezes, não adianta me perguntar o porque disso ou daquilo, me cobrar uma interpretação. Meu eu lírico, quando questionado, apenas diz: “Isso é poesia! Não se explica, sente-se”. E pronto.

4 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato