Eu, eu mesmo e o eu lírico


Desenhando Mãos, litografia de Maurits Cornelis Escher. #PraCegoVer

Na complexa simplicidade do ser, o eu se revela plural e não singular. Na verdade, o que denominamos de eu, é um conjunto de “eus”; não sendo apenas uma personalidade, mas um amontoado de personas. Dentre essas, em particular: o autor, o poeta abriga em sua essência, uma quase entidade autônoma, o eu lírico, também chamado de eu poético, que pode “pensar e sentir” de forma absolutamente diversa de si.

A literatura, a arte em geral e particularmente, a poesia, não se subordinam aos pensares, sentires e quereres da pessoa física do autor. Comumente, o eu lírico se manifesta imprevisível e surpreendente, mesmo para a mão que escreve. Diante disso: o melancólico, pode escrever com esfuziante alegria; um deprimido, versar com entusiasmo otimista; alguém desiludido, nos deleitar revelando paisagens oníricas… O eu poético, transcende a qualquer rótulo: gênero, etnia, credo, estilo, nacionalidade, ideologia… Não se submete a regras, normas, vontades, modismos… Dono de inegociável livre arbítrio, não obedece nem diz amém ou bate continência; enfrenta, confronta, afronta, desafora. Diz o que quer, doa a quem doer.

Portanto, muitas vezes, não adianta me perguntar o porque disso ou daquilo, me cobrar uma interpretação. Meu eu lírico, quando questionado, apenas diz: “Isso é poesia! Não se explica, sente-se”. E pronto.

Antonio Pereira Apon.

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

4 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.