Não desista. A vida não desiste de você - A arte da vida. Apon HP

Bom estar com você aqui no A ARTE DA VIDA. APON HP!


Siga-nos

Dê um toque. Leia um escrito especialmente sorteado para você. Clique na figura abaixo.
Clique aqui, para ler um texto aleatoriamente selecionado pelo sistema.

Não desista. A vida não desiste de você

Publicado em quarta-feira, 9 de setembro de 2020


Setembro amarelo - Prevenção ao suicídio. #PraCegoVer

A vida não finda com a morte, morre o corpo, mas a essência que o anima, perdura. Não acredito que, por si só; carne, músculos, nervos e ossos, consigam pensar e sentir, manifestar afeto e construir memórias, desenvolver empatia, cultivar a esperança, buscar soluções. O corpo é uma maravilhosa máquina biológica, que oportuniza ao eu essencial que nos individualiza, a chance de agir e interagir com tudo e todos. Intentar abrir mão do dom da vida, é sabotar-se, desistir de si mesmo, na vã ilusão de um fim,que não termina quando se supõe acabar. A vida segue, prossegue, insiste, persiste… Desertar dela; é perpetuar a dor, postergar o problema, delongar a desdita, escravizar-se à culpa e ao remorso, ao superlativo silêncio amordaçador a gritar indefinidamente no espaço-tempo do sem fim.

A vida pode ser difícil e dura; ferir, machucar, doer… Ela é como uma rosa, que mesmo tendo espinhos, não perde o encanto perfumoso e belo de ser rosa. Tudo depende do olhar, se focamos apenas nos espinhos, tão somente na flor ou no conjunto dessa obra-prima da natureza. Do mesmo modo é com a vida, podemos nos ilhar nos problemas e sucumbir ao tsunami das adversidades ou enxergar mais além, o continente de possibilidades que nos anima a superar e superarmo-nos. Como a semente que, soterrada, reúne forças para florescer; o sol que não se deixa intimidar por densas nuvens ou a noite escura; a minúscula gota que não se permite apequenar, junta-se a muitas outras para fazer seu mar, o rio que desafora quem e o que tente deter seu curso...

Comiseração e autopiedade, pessimismo e desânimo, são patologias do ego ensimesmado, adoecida apercepção de quem ainda não aprendeu a transmutar a fraqueza em força; não compreendeu que as quedas são lições, exercícios, convites ao reerguimento.

Cuide-se, ajude-se, ame-se e a seus afetos, a todos os que te querem bem. Viver é a única e real saída para todos nós. O resto, é egoísmo delirante e entorpecedor de uma tola ilusão.

***

Setembro amarelo



Campanha brasileira de prevenção ao suicídio, teve início em 2015 e o mês foi escolhido por conta do dia 10 de setembro, desde 2003 ter sido adotado como dia mundial de prevenção ao suicídio.

A Wikipédia relata que:

“O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria

Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou:

“Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu mustang 1968 amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.[4]

O carro era um Mustang 68 hardtop, completamente restaurado pelo próprio Mike e pintado na cor amarelo brilhante. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio "fita amarela", ou "yellow ribbon", em inglês.””


Endêmico, No Brasil, o suicídio tornou-se questão de saúde pública, aumentando sua incidência sobretudo entre jovens. Conforme estatísticas, são cerca de 32 suicídios diários no país. Matando mais que a AIDS e o câncer. Segundo relatório da OMS (2014), o Brasil ocupa a oitava posição no ranking dos países em termos de suicídios, ficando atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

Terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e sétima de crianças entre 10 e 14 anos no mundo, ainda em conformidade com a Oms, o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.

Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



2 comentários:

  1. A vida é um dom valioso que Deus nos concede! Mesmo com as adversidades que vem nos dia a dia do viver, das dores, das incertezas, das inseguranças, vale à pena viver. Tudo tem o seu lado positivo e negativo e com a vida é a mesma coisa. Quantos momentos felizes Deus nos proporciona? Quantas maravilhas existe no viver? Temos mais razões para viver do que para morrer!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A morte é uma grande ilusão, o espírito sobrevive ao corpo e viver é o único caminho.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir

Obrigado por sua visita. Aqui você pode deixar seu comentário. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.




Rosa da amizade/Afeto enviada pela CÉU.


Rosa da amizade/Afeto enviada pela CÉU.


Troféu rosa da amizade/Afeto.


Rosa da amizade/Afeto do Poetizando e encantando da Professora Lourdes..



|Siga-nos|Livros|Clima e cotações|Faça uma doação|



Nosso conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Antonio Pereira Apon. E inclua o link para o site: WWW.aponarte.com.br
É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem nossa prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Fale conosco.





Follow
View My Stats

DMCA.com Protection Status


@INSTAGRAM