Não desista. A vida não desiste de você


Setembro amarelo - Prevenção ao suicídio. #PraCegoVer

A vida não finda com a morte, morre o corpo, mas a essência que o anima, perdura. Não acredito que, por si só; carne, músculos, nervos e ossos, consigam pensar e sentir, manifestar afeto e construir memórias, desenvolver empatia, cultivar a esperança, buscar soluções. O corpo é uma maravilhosa máquina biológica, que oportuniza ao eu essencial que nos individualiza, a chance de agir e interagir com tudo e todos. Intentar abrir mão do dom da vida, é sabotar-se, desistir de si mesmo, na vã ilusão de um fim,que não termina quando se supõe acabar. A vida segue, prossegue, insiste, persiste… Desertar dela; é perpetuar a dor, postergar o problema, delongar a desdita, escravizar-se à culpa e ao remorso, ao superlativo silêncio amordaçador a gritar indefinidamente no espaço-tempo do sem fim.

A vida pode ser difícil e dura; ferir, machucar, doer… Ela é como uma rosa, que mesmo tendo espinhos, não perde o encanto perfumoso e belo de ser rosa. Tudo depende do olhar, se focamos apenas nos espinhos, tão somente na flor ou no conjunto dessa obra-prima da natureza. Do mesmo modo é com a vida, podemos nos ilhar nos problemas e sucumbir ao tsunami das adversidades ou enxergar mais além, o continente de possibilidades que nos anima a superar e superarmo-nos. Como a semente que, soterrada, reúne forças para florescer; o sol que não se deixa intimidar por densas nuvens ou a noite escura; a minúscula gota que não se permite apequenar, junta-se a muitas outras para fazer seu mar, o rio que desafora quem e o que tente deter seu curso...

Comiseração e autopiedade, pessimismo e desânimo, são patologias do ego ensimesmado, adoecida apercepção de quem ainda não aprendeu a transmutar a fraqueza em força; não compreendeu que as quedas são lições, exercícios, convites ao reerguimento.

Cuide-se, ajude-se, ame-se e a seus afetos, a todos os que te querem bem. Viver é a única e real saída para todos nós. O resto, é egoísmo delirante e entorpecedor de uma tola ilusão.

***

Setembro amarelo



Campanha brasileira de prevenção ao suicídio, teve início em 2015 e o mês foi escolhido por conta do dia 10 de setembro, desde 2003 ter sido adotado como dia mundial de prevenção ao suicídio.

A Wikipédia relata que:

“O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria

Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou:

“Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu mustang 1968 amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.[4]

O carro era um Mustang 68 hardtop, completamente restaurado pelo próprio Mike e pintado na cor amarelo brilhante. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio "fita amarela", ou "yellow ribbon", em inglês.””


Endêmico, No Brasil, o suicídio tornou-se questão de saúde pública, aumentando sua incidência sobretudo entre jovens. Conforme estatísticas, são cerca de 32 suicídios diários no país. Matando mais que a AIDS e o câncer. Segundo relatório da OMS (2014), o Brasil ocupa a oitava posição no ranking dos países em termos de suicídios, ficando atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

Terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e sétima de crianças entre 10 e 14 anos no mundo, ainda em conformidade com a Oms, o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.

Postado aqui em 09 de setembro de 2020.

2 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. A vida é um dom valioso que Deus nos concede! Mesmo com as adversidades que vem nos dia a dia do viver, das dores, das incertezas, das inseguranças, vale à pena viver. Tudo tem o seu lado positivo e negativo e com a vida é a mesma coisa. Quantos momentos felizes Deus nos proporciona? Quantas maravilhas existe no viver? Temos mais razões para viver do que para morrer!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A morte é uma grande ilusão, o espírito sobrevive ao corpo e viver é o único caminho.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato