Postagens

Mostrando postagens de julho, 2018

Hoje é dia de quê?


Gente que é, gente que não é

Imagem
Tem gente, que feito ouro; é verdadeira preciosidade. Tem gente que não é! Pirita, bijuteria barata, ouro de tolo pra quem se deixa enganar. Tem gente que é só claridade, lume, luz; luminosidade. Tem gente que não é! Personas trevosas; ensombram e assombram; obscuras, tão danosas. Tem gente que é caminho, guia, norteia, encaminha… Tem gente que não é! Senda escabrosa, tortuoso atalho, descaminho… Tem gente que é gente de verdade, real realidade com quem se pode contar. Tem gente que não é! Aparência, reles miragem, astuciosa ilusão.

Fim de domingo. Começo de saudades

Imagem
Fim de domingo, prenúncio de segunda. Resto de preguiça querendo restar, gosto do lúdico querendo ficar; o tempo ruminando as horas, fugazes lembranças teimando em passar. A força da lida, o ritmo da vida que nos vem acordar.

Desperte! Seja feliz!

Imagem
No blog Filosofando na vida , a professora Lourdes nos convida a escrever uma frase, verso, poesia, pensamento, mensagem… Sobre uma imagem postada a cada fim de semana. Acima, a imagem sugerida. Abaixo, a minha quadragésima sexta participação nessa “brincadeira” intitulada: Poetizando e encantando . Nessa edição, resolvi usar essa minha postagem do dia 22 passado e que é a sinopse da palestra que faço hoje, dia 28, no Grupo Fraterno Espírita Irmão Albino. Achei que essa imagem casou bem com o tema, a busca da felicidade por meio do equilíbrio, integração com Deus, a vida e os outros. Despertar é algo mais que simplesmente acordar. Abrindo os olhos pela manhã, estamos conceitualmente acordados. Mas, estamos despertos? Prontos para nos assenhorearmos do dia, da vida e de todas as possibilidades e potencialidades que se apresentam diante de nós? A poética letra do nosso hino nacional diz: “Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo”… Assim, muitos ...

Ser bom

Imagem
Não é raro confundirmos o bem com: omissão, acomodação, preguiça, ociosidade, subserviência... Esquecemos que “não fazer o bem, já é fazer um mal.”

Terra

Imagem
Nave mãe da humanidade. corcel azul na imensidão. O mundo não acabou, Deu chabú no armagedom. Mesmo com as guerras por tudo e por nada, com a poluição que assola feito praga, com a ambição que queima pão e forja armas; mesmo com a cega má vontade

Bom dia!!!

Imagem
- Bom dia! - Mas, se o dia não for bom? - Que possamos convertê-lo, transformá-lo ou começar a fazer um amanhã que seja melhor. - Mas, se chover? Se o céu desabar numa tempestade? - Esperemos o sol rebrilhar! - Mas, se o tempo não abrir. - Aguardemos o estrelar da noite. - Mas, se as nuvens encobrirem as estrelas? Se a noite se demorar? - O raiar de um novo alvor nos resgatará. - Mas, se não houver outro dia?

Bom dia! Sorria!

Imagem
Pinta um sorriso no rosto, acorda esse seu viver. Toca a força da luta, Para vencer a labuta e o sorrir florescer. Coragem e boa vontade, acordam plural alegria, poesia para amanhecer. A tela de cada face, bela, singular interface,

Versos irônicos

Imagem
Labuta dura a de no Brasil existir, hora chorar, hora sorrir... O que fazer? Tem crise na bolsa no bolso, grana não tem! No bucho a fome e na mão, nenhum vintém. Lá do poder, só promessas! Nada além. Morre a saúde, emburrece a educação e insegura, A segurança pede proteção. Da Bahia, alguém há de gritar: - Isso é pura futrica! Um factoide Ligará Salvador à Itaparica! E já tem metrô pra tapear! O povo é que gosta de sofrer, fica em fila por puro prazer. "Relaxa e goza"! É hora de viver! Tem "marola" pra gente surfar, e do Planalto, piada pronta pra nos “alegrar”. Brasileiro é grande fingidor, finge a dor que acaba em carnaval, não é mau eleitor, apenas elege um fingidor seu igual.

Receita da vida, para hoje

Imagem
A vida é um prato preparado e servido diariamente, não dá para aprontar de véspera, produzir em quantidade para dias, semanas, meses… Conservar a vácuo, pasteurizar, refrigerar, congelar… Também não se pode comprar, encomendar… Há até quem arrisque terceirizar, mas, a vida nunca sai a contento. Se não preparada na hora e por seu dono. Não existe uma receita pronta, padrão, geral que sirva a todos os paladares, atenda a toda e qualquer necessidade. Cada um é o “chef” na cozinha do seu próprio existir. A vida costuma ser uma receita simples, que muitos teimam em complicar. Por vezes, se apresenta um tanto complicada, contudo, nada que não se possa simplificar. Vida crua é dura, difícil mesmo de engolir; frita, satura e não costuma fazer bem. Tem que ser bem cozida, mal passada, nem convêm! Vez por outra, pede assar em forno alto Porém, passada a quentura, fica um sabor delicioso de superação.

Um dia de domingo

Imagem
Hoje é domingo. Considerando a margem de erro, pode ser um prolongamento do sábado ou uma antecipação da segunda, último ou primeiro dia da semana. Dia de fazer de tudo, para não fazer absolutamente “nada”! Dia de praia, de parque, de circo; Dia de cinema no shopping, de pedalinho, zoológico; dia de andar de bicicleta, dar uma de atleta, correr sem pressa para lugar nenhum. Hoje é domingo. Dia de acordar mais tarde, de lembrar de Deus; dia de missa, de culto, de doutrinária... Dia de vestir a domingueira e ir rezar. Dia de “ficar de prega”, deitar na rede e ficar de pernas pro ar. Para alguns, é dia de feijoada, para outros, macarronada; pizza, churrasco... Dia de gandaia para aqueles, de soneira para aqueloutros.

Amizade, poetizando e encantando

Imagem
No blog Filosofando na vida , a professora Lourdes nos convida a escrever uma frase, verso, poesia, pensamento, mensagem… Sobre uma imagem postada a cada fim de semana. Acima, a imagem sugerida. Abaixo, a minha quadragésima quinta participação nessa “brincadeira” intitulada: Poetizando e encantando . Muitos abraços cabem em poucas palavras; grandes, em palavras pequenas. Abraços plurais, cabem num amplexo singular: Amigo! É gota, é mar, amorizado amorizar; amar. Liame, é laço,

Amigo para se viver

Imagem
É fácil falar de amizade. Definir, explicar, conceituar, qualificar, quantificar, dicionarizar... Mas, amizade deve ir bem além da retórica, precisa transcender à teoria... Amizade é para se viver! Já reparou na palavra amigo? Ela > possui: A, de amor; M, de mutualidade; I, de irmandade; G, de generosidade; O, de oportunidade e muito mais cabe nela, que não se restringe a um verbete, significado... É essencialmente sentimento. Um singular bem querer de consequências plurais. Amizade de verdade: Não se desgasta com o tempo, não se esvazia na distância, nem se perde nas idas e vindas do existir. Renova-se nos encontros, na lembrança que não se permite ausentar. Amigo, friend, ami, Freund, amico, nakama... Amizade, friendship, vriendschap, amitié, Freundschaft, amicizia, amistad, nakayoshi... Postado aqui em julho de 2014.

Amizade e amor

Imagem
O amo r... Dentre suas diversas formas de manifestação, a amizade é, sem dúvida, uma das mais belas. É um amor sem compromissos formais, mas que nos faz tão comprometidos com o outro, num contrato sem contratos. A amizade sincera é aquele cheque milionário, que a vida deposita na poupança dos nossos afetos, é aquele afeto que não precisa do endosso da consanguinidade, para multiplicar o bem querer.

Tipos de amigo(?)

Imagem
Fora o cada vez mais escasso amigo de verdade, aquele amigão do peito. Existe uma infinidade de "tipos" de amigos, alguns deles, quem os tem não precisa absolutamente de inimigo. Vejamos: O amigo filósofo: tudo que você pede, ele responde que vai pensar. O amigo Capoeirista: não perde a oportunidade de lhe "passar a perna". O amigo SUS: só deve ser procurado, se não restar outra alternativa. O amigo CPMF: é aquele insuportável, que chega dizendo que não vai demorar, mas vai ficando, ficando... ... O amigo bolsa família: você o maltrata, faz dele "gato e sapato", depois dá um agradinho qualquer, que fica tudo bem. O amigo Lula: nunca sabe de nada. O amigo cachorro: quando você está longe, ele late (te xinga, fala mal...), morde (diz que vai bater e até matar), mas quando você aparece, ele abana o rabinho (te abraça, elogia, dá tapinha nas costas...).

Amigos não tão virtuais

Imagem
Por trás das palavras digitadas, de cada postagem, de cada comentário, clique… Existe uma pessoa, uma alma, alguém se comunicando nesse intercâmbio, interação, dita, virtual. Uns apenas passam, teclam e se vão, outros aparecem eventualmente, mas, alguns fazem-se constantes, criam laços e vão ficando, semanas, meses, anos…

Amanheceres

Imagem
Na natureza: A aurora corre entre flores do campo, suave brisa, acorda os odores frescos da manhã. Marulho de ondas, rumor de rio, cantar de passarinho... Uma revoada de cores, dissipa a noite escura, despertando retinas, para um banquete de luz. Mas...

O dia em que Marijoel foi abduzido

Imagem
Pobre é pródigo em "criatividade" na hora de dar nome a filho, faz uma combinação com os nomes dos pais, ou empurra-lhe um nome estrangeiro. No caso dos servidores públicos, Marilia e Joel, a escolha foi caprichada, juntaram as duas opções e batizaram seu rebento de: Marijoel Clayderman da Silva.

Verdadeiro amigo

Imagem
Amigo de verdade, nem sempre é aquele que frequenta nossa casa, nos acompanha nas baladas, partilha a intimidade do nosso dia a dia; não está sempre de acordo conosco, abonando nossas faltas, justificando nossos erros, massageando nosso ego...

Mais amigo

Imagem
Amigo: é o encontro nos desencontros, presença na solidão, certeza na incerteza; coadjuvante na dor, parceiro na alegria. Amigo é o verso que falta em nossa poesia. É palavra para o nosso silêncio,

Reencarnação. O que te parece?

Imagem
Uma amiga me escreveu e questionou: “Muitas vezes, me pergunto, qual o motivo porque uma criança de dois anos, que, enfim não cometeu ainda pecados é vítima de câncer, por exemplo. Já fiz essa pergunta a um teólogo e a um padre e eles me responderam que são desígnios de Deus e que satanás também comanda esse mundo. O que te parece”? Sem a reencarnação, não temos senão esse tipo de resposta simplista, escapista e que em suma, tenta comodamente terceirizar nossas culpas, colocando o ser humano a mercê de outras vontades, dócil joguete do destino, da sorte, do acaso... Quando nascemos, ganhamos um novo corpo. Porém, nosso espírito, já preexistente, traz consigo a bagagem do bem e do mal, praticados em outras encarnações. Assim, o corpo físico, reflete as necessidades, as carências, as expiações e provas que permitem à alma resgatar seu passado e escrever um futuro melhor. Dessa forma, vamos evoluindo de encarnação em encarnação.

O laço de um abraço

Imagem
... Nele cabe esperança e alegria, afeto e poesia; cabe ele e ela, aquele, aquela… cabe o mundo, se se quiser! Cabe o perdão e a fé, a tolerância e a compreensão, cabe o amor e tudo que nele couber... Antonio Pereira Apon. No blog Filosofando na vida , a professora Lourdes nos convida a escrever uma frase, verso, poesia, pensamento, mensagem… Sobre uma imagem postada a cada fim de semana. Acima, a imagem sugerida. Abaixo, a minha quadragésima quarta participação nessa “brincadeira” intitulada: Poetizando e encantando . Como um sorriso, um abraço, é poema na forma de um gesto, o abstrato fazendo-se concreto, o sentimento, achegando, aconchegando. Um laço que enlaça sem querer e já querendo, um nó que não se intenta desatar. Abraço irmão, amigo, fraterno, amante, enamorado, solidário, reconfortante, virtual, presencial, “desintristecente” abraço.

Saber e sabedoria

Imagem
Um arrogante professor morreu, chegando no mundo espiritual, julgou-se destinado à uma elevada posição, conforme os títulos acumulados no plano físico. Encaminhado Á uma escola, pensou que seria o diretor ou mestre numa turma avançada... Qual não foi sua surpresa, quando sobre ser "apenas" aluno. Pior ainda quando reconheceu na condição de seu professor, um seu ex-aluno. - Que brincadeira é essa? _ Bradou surpreso. _ Estudei todas as ciências, fui da física à metafísica (passando pela quântica), domino a filosofia e as religiões, estudei as artes... Como agora ser discípulo de um aprendiz?

Vida, poetizando e encantando

Imagem
... Dádiva e desafio, ela é um presente, que, longe de vir pronto, nos ocupa em aprontar continuamente, na eternidade de cada instante, no Kairós de cada momento que não tarda, não espera. Destemida, ela segue... Antonio Pereira Apon. No blog Filosofando na vida , a professora Lourdes nos convida a escrever uma frase, verso, poesia, pensamento, mensagem… Sobre uma imagem postada a cada fim de semana. Acima, a imagem sugerida. Abaixo, a minha quadragésima terceira participação nessa “brincadeira” intitulada: Poetizando e encantando . A vida é assim, como uma menina traquina, sapeca, Travessa, levada mesmo! Brinca, saltita, surpreende, assusta e por vezes da medo! Num quase “sem noção”, essa moça tira o destino para dançar um tango, depois sai sambando, sapateando em cima da sorte, sem medo de ser feliz. Incontida, quase incontrolável, ela desafia os azares, faz pouco caso dos conselhos e avisos. Só faz “o que dá na telha”, curtindo com a cara de quem vier.

Chuva, lumes, saudade

Imagem
No blog Filosofando na vida , a professora Lourdes nos convida a escrever uma frase, verso, poesia, pensamento, mensagem… Sobre uma imagem postada a cada fim de semana. Acima, a imagem sugerida. Abaixo, a minha quadragésima segunda participação nessa “brincadeira” intitulada: Poetizando e encantando . Te desacho, desabraço na chuvosa noite, vacante, ruma errante a tal saudade, surreal realidade; desencanto de ti desencontrar. Meu caminho um descaminho, pássaro sem ninho, silente coração, desanimado anime; só, voando por voar.